:: Clique e veja a galeria de fotos
A mobilização dos funcionários da Educação coordenada pela APP-Sindicato teve adesão de grande parte das escolas do Estado na manhã desta terça-feira (9). Em diversas, a adesão dos funcionários foi total, em outras parcial, com os funcionários contando frequentemente com apoio de professores. A mobilização exige o envio imediato pelo governo do projeto que modifica o Plano de Carreira dos funcionários e a implantação de reajuste com aumento real para este segmento dos educadores.
A APP reitera a orientação de que os funcionários organizem com professores debates com estudantes durante todos os turnos, passem em cada sala de aula, conversem com responsáveis for até a escola sobre o seu papel de educador, elaborem cartazes e faixas e apresentem a pauta de reivindicações específica deste importante segmento da categoria.
Em Curitiba, uma das instituições que tiveram paralisação total dos funcionários na manhã desta terça foi o Colégio Ângelo Gusso, no bairro Boa Vista. Com cartazes, os funcionários se posicionaram na entrada do colégio orientando os pais sobre o movimento e atenderam a veículos da imprensa, que queriam informações sobre o funcionamento da escola no dia e as reivindicações dos trabalhadores. No colégio esteve o diretor de Funcionários da APP, José Valdivino de Moraes, que esclareceu dúvidas dos trabalhadores e estimulou o movimento.
Funcionários do Colégio Paulo Freire também enviaram fotos do cartazes de mobilização.
Londrina – os funcionários das escolas de Londrina realizaram palestras com os alunos explicando o motivo da mobilização do dia 09/10. Falaram sobre a pauta de reivindicações que o governo não cumpriu e confeccionaram cartazes com frases explicativas do movimento, ressaltando também a importância do trabalho realizado pelos agentes I E II. Os alunos e professores ficaram atentos e apoiaram os funcionários durante todo o movimento.
Laranjeiras do Sul – “Sem os funcionários e funcionárias a Escola não funciona”. A mobilização deste dia 9 de outubro, teve grande adesão da categoria em Laranjeiras do Sul, na maioria das escolas as atividades dos funcionários estão paralisadas. Neste dia os educadores estão debatendo sobre a importância do trabalho dos/as funcionários/as da educação. O município de Palmital está com 100% de paralisação.
Agudos do Sul – Agentes Educacionais I e II do Colégio Estadual Rui Barbosa de Agudos do Sul estão 100% mobilizados.
Cianorte – No colégio Estadual José Guimarães a adesão é de 90% dos funcionários.
Guaratuba – Os funcionários do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra elaboraram um manifesto a mobilização, que teve 100% de adesão dos funcionários. Eles foram às salas nos três períodos explicar aos alunos o porquê das reivindicações e pedir o apoio da comunidade (professores e alunos) para apoiar e legitimar a luta.
:: Clique e acesse o manifesto
Ivaiporã – Houve um ato que aconteceu na Praça Presidente Kennedy, na qual estavam presentes funcionários de várias localidades como: Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Arapuã, Ariranha,etc, juntamente com alguns membros da APP Sindicato de nossa região.
Toledo: no Colégio Favaretto Covatti, em Toledo, os agentes educacionais colocaram faixas sobre o motivo da mobilização, paralisaram as atividades nos três períodos e discutiram sobre a pauta.
Foz – A ampla maioria dos funcionários participaram e contribuiram para o debate.