Dia de manifestação dos funcionários agita NREs

Dia de manifestação dos funcionários agita NREs


null

O dia de manifestação dos funcionários de escola começou com muitos atos em frente aos Núcleos Regionais de Educação em todo o Estado. A data, chamada pela APP-Sindicato conforme decisão da assembleia da categoria, serve para reiterar ao governo, em todas as partes do Paraná, os itens centrais da pauta deste segmento dos educadores: envio imediato à Assembleia do projeto que modifica o Plano de Carreira e a implantação de reajuste com aumento real.

Em Curitiba, representantes dos funcionários da Capital estiveram reunidos em frente ao Núcleo Regional de Educação (no antigo prédio do IPE), estenderam faixas na parte externa e fizeram panfletagem nas salas do prédio, inclusive entre os servidores que aguardavam a perícia médica no mesmo local. A manifestação foi um importante momento para a presidenta da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, esclarecer dúvidas dos funcionários e dar informações para que os representantes disseminassem nas escolas.

Marlei informou sobretudo sobre a demora em se fazer o envio do novo Plano de Carreira. Segundo ela, uma análise jurídica que é feita pelo governo através da Procuradoria Geral do Estado (PGE) é o que está retardando o processo.

Marlei ainda informou que a APP não negocia um reajuste diferenciado apenas para os agentes I, como chegou a propor o governo, mas reivindica que o índice acima da inflação se aplique a todos os funcionários. “O reajuste tem de ser para o conjunto dos funcionários de escola, para os agentes I e para os agentes II”, disse. Ao final do ato, foi entregue uma minuta da pauta de reivindicações ao chefe do Núcleo, Maurício Pastor dos Santos.

Interior – Em Londrina, representantes de escolas se reuniram e fizeram uma avaliação positiva do ato realizado do dia 9. Durante o encontro além da pauta regional o professor Antonio Marcos, presidente do NS Londrina, juntamente com os funcionários Ari Alves e Josemar Lucas fizeram o repasse dos debates ocorridos no Coletivo Estadual de funcionários que aconteceu último dia 11.

O coletivo seguiu até a sede do Núcleo Regional de Educação, juntando-se à caravana do NS de Arapongas, para protocolar documento contendo a pauta de reivindicações da categoria. Os educadores foram recebidos pela chefe do NRE, Lucia Aparecida Cortez Martins.

Também em Laranjeiras do Sul foi organizado ato no NRE, contando com participação de representantes de escolas de Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

Em Paranaguá, cerca de 70 educadores estiveram no NRE para a entrega do documento.

Em Ponta Grossa, a comissão de funcionários entregou o documento, conforme deliberação da assembleia.

Campo Mourão, Loanda, Paranavaí também enviaram fotos de suas mobilizações.

:: Clique aqui e acesse a galeria

MENU