Hoje pela manhã, na Catedral de Curitiba, movimentos sociais, sindicatos, familiares, amigos e jornalistas foram às ruas cobrar das autoridades mais informações sobre o paradeiro do jornalista. “Cadê Anderson Leandro?” é o apelo da sociedade, movimentou o centro da capital paranaense, que cobra mais agilidade das autoridades responsáveis na resolução deste caso. O ato também passou pelo Calçadão da XV e foi até a Boca Maldita.
Completados oito dias do desaparecimento de Anderson, o Sindijor-PR vê a situação como indício de atentado a liberdade de expressão. “Se trata de um profissional jornalista e o fato aponta para a possibilidade de um risco direcionado a função que os profissionais podem estar expostos”, diz Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor-PR.
Ontem a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras emitiu uma nota sobre o desaparecimento do jornalista (leia
aqui). A RSF declara apoio à família de Anderson, sita sua ligação com vários movimentos sindicais, Igreja Católica e sobre o caso, em 2008, quando filmou o momento em que um policial militar atira contra um grupo de repórteres que cobriam uma reintegração de posse.
Segundo a RSF, o desaparecimento do jornalista reacende o alerta para outros casos de mortes de repórteres que ainda não foram totalmente esclarecidas no Brasil. “Todos aqueles que defendem a liberdade de informação devem ficar atentos ao caso. Muitos jornalistas e blogueiros brasileiros foram tragicamente mortos nos últimos tempos. Desde o início do ano, cinco jornalistas foram assassinados. As autoridades devem manter os compromissos de combater a impunidade”, diz trecho da nota.
O Sindijor-PR tenta audiência com o governador Beto Richa, com a secretária de justiça, cidadania e direitos humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e com o secretário de segurança pública Cid Vasques.
A APP-Sindicato se solidariza com os familiares neste momento difícil e reforça o pleito às autoridades competentes pela agilidade na solução do caso.
:: Com informações de Sindijor-PR
Entidades que se solidarizam:
OAB/PR – FENAJ – Sindijor – Consulta Popular – CUT – CEFURIA – Mandato Dr. Rosinha – APP/Sind – Tortura Nunca Mais – MST – Assembléia Popular – Mov. Negro Unificado – SindSaúde – CWBTV – Blog LadoB – Mandato Luciana Rafanhin – UNEGRO – SindUTFPR – Senge – SISMUC – Com. Direitos Humanos/ALEP – UBM – PSOL/Ctba – Terra de Direitos – PT/Ctba – Ecos da Nossa Terra – Mandato Tadeu Veneri – Sind. dos Bancários/Ctba