Desde 1947 o Sindicato faz a defesa dos(as) educadores(as) e da educação pública do Paraná, inspirando a luta do conjunto da classe trabalhadora no estado.
III Etapa de Formação Política Sindical acontece em Curitiba
null
A APP-Sindicato abriu na manhã desta sexta-feira, em sua sede em Curitiba, a terceira etapa de seu Programa de Formação Política Sindical, com participação de educadores da base de todo o Estado. O encontro, que vai até amanhã, tem como tema “Capitalismo e Democracia no Brasil”. Para hoje à tarde está previsto lançamento do livro “As armas da crítica: Antologia do Pensamento de Esquerda”, pelo professor Emir Sader, coorganizador da obra.
Pela manhã a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, apresentou informes da conjuntura das lutas da entidade e da negociação da pauta com o governo.
As professoras Janeslei Albuquerque (secretária de Formação) e Walkiria Mazeto (Educacional) falaram ainda pela manhã sobre a “escola que queremos”, a proposta pedagógica que o Sindicato defende.
Em sua exposição, Janeslei retomou o tema da etapa anterior – a formação da CUT e da APP – para mostrar que nos anos 90, quando da filiação da APP à Central Única dos Trabalhadores, a proposta de o Sindicato ir além da pauta meramente corporativa foi incorporada à entidade.
A partir de então, a APP passou a se engajar fortemente em fóruns de discussão pedagógica e a formular propostas de políticas pedagógicas libertadoras, antagônicas à que se impunha à época no Estado, então sob a hegemonia neoliberal. “A escola que queremos é aquela que contribui ativamente para a formação de pessoas autônomas, críticas, participativas, solidárias, em condições de trabalho humanizadas tanto para os estudantes quanto para os professores e funcionários”, disse a dirigente.
Hoje, a partir das 14h, a professora Marlei e o professor Idemar Vanderlei Beki, secretário de Saúde da entidade, falam sobre o tema “saúde e condições de trabalho”. O lançamento do livro acontece às 17h, após entrevista coletiva à imprensa por Sader.
Amanhã, a partir das 9h, a professora Taís Moura Tavares, do Setor de Educação da UFPR, fará a palestra “Capitalismo e democracia no Brasil”, que será seguida à tarde, estudos e debates e avaliação das etapas do programa.