Filme sobre Guerra do Contestado em exibição APP-Sindicato

Filme sobre Guerra do Contestado em exibição


null


Até o próximo dia 25, os interessados em descobrir um novo olhar sobre o conflito chamado Guerra do Contestado (1912 – 1916), que envolveu os Estados do Paraná e Santa Catarina, podem fazê-lo assistindo o documentário ‘O Contestado – Restos Mortais’, do diretor Sylvio Back. As exibições ocorrem nos seguintes horários: 13h50, 16h20, 18h50 e 21h20. Leia, abaixo, algumas informações sobre o filme:

Envolvendo de um lado milhares de posseiros, pequenos proprietários, comerciantes, autoridades municipais, índios, negros, imigrantes europeus e fanáticos religiosos e, do outro lado, a repressão do Exército e forças militares regionais associadas a “coronéis” e seus jagunços, o terrível embate ensanguentou o centro-oeste de Santa Catarina numa luta fratricida que mesclava a luta pela terra, surto messiânico e até anseios separatistas.

Produzido, filmado na região Centro-Oeste de Santa Catarina, e editado entre 2008 e 2010, o projeto de “O Contestado – Restos Mortais” remonta a 2004 quando Sylvio Back sentiu a necessidade de dar maior visibilidade e maior repercussão regional e nacional ao magno conflito da Guerra do Contestado. Uma história que faz parte da nossa identidade de catarinense e que não podemos esquecer. Sylvio Bach, ciente da data do centenário, neste 22 de outubro de 2012, planejou o seu lançamento dentro do Aniversário do Centenário da eclosão da Guerra do Contestado.

O tema já foi tratado ficcionalmente por Sylvio Back em “A Guerra dos Pelados” (1971), hoje um épico “clássico” sobre a questão fundiária no Brasil. Agora, ele retorna ao assunto, com o resgate histórico e mítico (através do transe de 30 médiuns em cena), iconográfico (inéditas imagens e músicas temáticas) e oral (a fala forte de descendentes dos rebeldes e de especialistas), dessa autêntica guerra civil nos sertões do sul até hoje submersa em mistério.

Para rastrear esses recônditos segredos, subentendidos nos testemunhos e nos “buracos negros” da história oficial, “O Contestado – Restos Mortais” envereda por uma insólita narrativa cinematográfica e incorpora o transe mediúnico à linguagem do filme como uma instância do inconsciente coletivo do homem, e assim, dos eventos do Contestado sendo redescobertos um século depois.

Segundo Sylvio Back, o transe mediúnico é algo suprarreal, situa-se no movediço território entre o racional e o místico, onde tudo é imaginação e imaginário. Por aí que o filme conduz a história da Guerra do Contestado a uma compreensão nunca antes alcançada.

Itaú Cinemas
Endereço: Rua Comendador, nº 731 – Batel
Site: www.itaucinemas.com.br

 

MENU