O Fórum Nacional de Educação (FNE) divulgou no dia 19 o Documento-Referência para a Conferência Nacional de Educação que será realizada em 2014 (Conae/2014). O conteúdo do documento deverá nortear as discussões que serão promovidas em conferências livres, municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, que são etapas preparatórias da Conae/2014.
O documento-referência tem como tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Seu conteúdo foi aprovado em reunião dos membros do FNE realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Brasília.
A Conae será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, para dar espaço a elaboração de propostas para subsidiar a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos Estados e pelo Distrito Federal.
O FNE destaca, na apresentação do Documento-Referência, que a “II Conae será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I Conae, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados”.
Na mesma apresentação, o FNE também manifesta seu objetivo de que “este documento-referência, a ser objeto de ampla discussão, possa contribuir com diferentes formas de mobilização e debate, especialmente nas conferências municipais, intermunicipais, distrital e estaduais que antecederão a Conae, cujas contribuições serão objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um PNE e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação”.