A Caravana da Anistia virá a Curitiba nos dias 25 e 26 de outubro. , para participar de diversos eventos e para a realização de uma sessão de julgamento de processos de pedido de anistia política. A Caravana é uma iniciativa organizada pela Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça, em parceria local com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, entre elas a APP-Sindicato.
Parceria com o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, no primeiro dia (25) será realizada passeata com inauguração de diversos marcos de memória denominados “Caminhos da Resistência”. Importantes locais de memória, de resistência e repressão durante o período do Regime Militar serão demarcados, num roteiro que ajudará a conhecer um pouco da história daquele período.
Também na quinta-feira, dia 25, será realizado os lançamentos – na sede da APP-Sindicato (Avenida Iguaçu, nº 880, bairro Rebouças) – da coleção ‘Fórum, Justiça e Democracia’ e do livro ‘1968 – Ditadura Abaixo’. Para encerrar a programação do dia, será exibido o documentário ‘Eu me lembro’, com a presença do diretor Luiz Fernando Lobo.
Na sexta-feira, dia 26, segundo dia da atividade, ocorrerá a sessão pública de julgamento de diversos processos de pedido de anistia política, principalmente de casos do Paraná. De acordo com os organizadores “será um momento marcante para o nosso Estado no processo de efetivação da justiça e no resgate da verdade e da memória da luta do povo brasileiro”.
Por isso, venha e participe das atividades programadas. Traga sua entidade, suas bandeiras, suas cores e sua história. Temos todos um compromisso com o futuro que não pode ignorar ou negar as lutas de seu passado.
:: Clique aqui para ver o flyer da atividade
Veja programação completa abaixo:
25/10 – Quinta-feira – Caminhos da Resistência
10h30 – Inauguração do marco em frente ao antigo Presídio do Ahú
15h – Concentração na Reitoria da UFPR
15h30 – Início da passeata Caminhos da Resistência | Inauguração dos marcos na Reitoria, no prédio histórico da UFPR e na Boca Maldita
19h30 – Lançamento, na sede da APP-Sindicato, da coleção Fórum Justiça e Democracia (de Paulo Abrão, Tarso Genro e Marcelo Torelly) e de 1968, Ditadura abaixo (da jornalista Teresa Urban)
20h10 -Lançamento do documentário Eu me lembro, com a presença do diretor Luiz Fernando Lobo na sede da APP-Sindicato
26/10 – Sexta-feira – Audiência de Julgamento da Comissão de Anistia, na sede da OAB-PR (rua Brasilino Moura, 253, Ahú)
09h – Abertura e homenagens
10h (até 18h) – Julgamento dos processos pela Comissão de Anistia
Com informações do site do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça