O Governo está mantendo o lançamento da falta do dia 18 de setembro para este mês. As orientações relativas a reposição deste dia letivo, em cumprimento ao calendário escolar, já foram encaminhadas pela Seed às escolas. Em reunião de negociação ocorrida no último dia 02 de outubro, o Governo garantiu que os trabalhadores que assim o fizerem receberão o dia trabalhado.
A APP orienta que as escolas façam a reposição.
Durante a reunião do dia 02 a direção da APP-Sindicato manifestou sua veemente discordância da posição do Governo sobre o dia 18 e defendeu o direito de organização da categoria, que disciplinadamente cumpriu o calendário definido na Assembleia Estadual realizada no dia 30 de agosto.
Na ocasião, o Secretário Flávio Arns acolheu a proposta em rever tal posicionamento, mas afirmou que dependia de um debate com o conjunto do governo. Portanto, reafirmamos que este ponto continua em negociação, sendo esgostadas todas as possibilidades de negociação, a entidade tomará as medidas legais e jurídicas para assegurar nosso direito de greve.
Sabemos que neste momento os diretores das escolas estão sofrendo forte pressão para o envio das faltas nos boletins de frequência e que alguns estão resistindo bravamente a adotar tal medida.
Importante ressaltar que esta falta não tem reflexo na progressão dos professores que ocorre neste mês de outubro, pois todo o processo de avaliação foi realizado até o primeiro semestre de 2012. Portanto esta falta só incidirá na progressão de outubro de 2013, com isto temos ainda tempo para negociação e adoção de outras medidas que sejam necessárias.
Para os funcionários a falta não interfere na nota da avaliação, pois a assiduidade, pelo Plano de Carreira do QFEB tem peso 8,0.