Cerca de 20 pessoas (representantes de escolas, do ramo empresarial, de universidades, da Secretaria de Educação e do movimento sindical) participaram, hoje (8), da Plenária do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada na sede estadual da APP-Sindicato, em Curitiba. A atividade foi organizada pela Secretaria de Formação da entidade.
Na pauta, além dos informes, houve a apresentação da organização do II Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos (Ereja) Sul, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, em Florianópolis (SC). O grupo também apresentou e discutiu os esboços dos documentos preparatórios, definiram a delegação que participará do evento e definiram pela realização de uma nova plenária preparatória.
Durante os informes, os participantes tomaram conhecimento da mudança de data e local do IV Seminário Nacional de Formação, que ocorreria em Palmas (TO), mas por conta de problemas de logística foi transferido para Brasília (de 10 a 13 de dezembro). A professora Jane Márcia Madureira, que integra a direção do Núcleo Sindical Curitiba Norte da APP, irá representar a entidade, em conjunto com os outros quatro delegados do Paraná.
Também foi informado que o Plano Estadual de Educação em Prisões foi enviado, no início de outubro, ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e retornou para a Secretaria de Estado da Educação (Seed) , onde sofrerá alguns ajustes e os devidos encaminhamentos para a implementação no Estado.
Sobre o II Ereja Sul, foi confirmado que o mesmo acontecerá na Escola Sindical da CUT e a programação está sendo finalizada. Com relação a discussão dos esboços dos documentos preparatórios, o Paraná ficou com a tarefa de elaborar documento para estudo e debate sobre os dois temas/eixos. Na reunião de hoje foram apresentadas e definidas linhas gerais para composição do mesmo. Depois de debatidos serão postados no portal dos fóruns (www.forumeja.org.br).
O Estado deve participar do Ereja com uma delegação de 40 pessoas, grupo que terá pelo menos 12 pessoas indicadas pela APP. O deslocamento de ida e volta para Curitiba será feito em ônibus cedido pela UFPR. Na condução dos trabalhos desta manhã estavm Edmilson Leite, da equipe de assessores da APP-Sindicato, e a professora Cida Zanetti, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).