APP realiza dois cursos de formação na sede estadual

APP realiza dois cursos de formação na sede estadual


null

A APP-Sindicato abriu hoje (9) pela manhã em sua sede em Curitiba a II Etapa do Curso de Formação de Juventude Sindical e a turma estadual do Curso de Formação em Gênero, Igualdade Racial e Diversidade Sexual. Os cursos prosseguem à tarde e neste sábado.

Na abertura, a presidenta da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, fez uma análise de conjuntura política e deu aos participantes dos dois cursos, reunidos no Auditório da Sede Estadual, informes das negociações com o governo.

Ainda pela manhã, houve a apresentação de vídeos e análise da letra da música “Agnus sei”, de Aldir Blanc e João Bosco, interpretada por Elis Regina. O secretário de organização da entidade, Hermes Leão, mostrou aos participantes as possibilidades de uso da canção – que versa sobre a religião e seu uso político – em sala de aula.

No final da manhã, os grupos se dividiram para atividades autônomas. A turma do curso de Gênero, Igualdade Racial e Diversidade Sexual, assistiu a uma palestra da professora Elizamara Goulart de Araújo, secretária de Gênero, Relações Étnico-Raciais e dos Direitos LGBT da APP, sobre a preparação do Dia Mundial da Luta contra a Aids.

Já a turma de Formação da Juventude Sindical contou com uma palesta de Nei Orzekovski, mestrando em Geografia e militante do setor de formação do MST. Orzekovski abordou a situação peculiar dos trabalhadores assentados que paralelamente mantém trabalhos assalariados no campo ou na cidade.

Segundo ele, embora esta situação desenraize os camponeses, há também o entendimento que estes trabalhadores podem levar a força da militância e a experiência de luta dos sem-terra para ambientes despolitizados na cidade.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU