Uma das novidades no debate foram as simulações apresentadas pela Seed de uma nova estrutura de tabela de vencimentos para os agentes educacionais I e II. As tabelas apresentadas foram elaboradas a partir da vinculação de níveis à titulação do funcionário. Os níveis estariam organizados em classes, conforme a estrutura da tabela de vencimentos dos professores.
A direção da APP apontou a necessidade de uma melhor definição sobre a forma de progressão e promoção nos estudos realizados pelo Estado de uma nova tabela. E, ao mesmo tempo, reafirmou a urgência de um posicionamento do governo, visto que este debate não altere o calendário de aprovação do projeto de lei do novo Plano.
Os representantes do governo informaram que o secretário de Educação definirá um posicionamento do governo sobre o tema, e outras pendências, nesta semana. A direção da APP salientou que o projeto de lei deve estar finalizado o mais rápido possível, para que seja encaminhado para a aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ainda este ano.
Participaram da reunião os dirigentes da APP: Marlei Fernandes de Carvalho (presidenta), Luiz Carlos Paixão da Rocha (Imprensa e Divulgação), Janeslei Aparecida (Formação), José Valdivino de Moraes (Funcionários) e Elisamara Goulart (Gênero, Etnico-Racial e LGBT).