Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou uma web conferencia com os Núcleos Regionais de Educação (NREs) apresentando a proposta de alteração da matriz curricular para 2013. Esta é uma das ações que compõem o conjunto de debates proposto pela Seed a ser realizado com a comunidade escolar.
Segundo a Secretaria, ainda nesta semana, acontecerão debates nas escolas a partir do material da web conferencia e um chat interativo onde os professores e professoras poderão enviar suas sugestões e criticas a nova proposta de matriz curricular.
A APP-Sindicato reafirma a necessidade do debate da matriz integrado ao de currículo e orienta que comunidade escolar possa realizar esse debate amplamente nas escolas estaduais. “Pedimos que toda comunidade escolar consulte nossa posição já publicada aqui neste site e que, nesse momento, quanto a matriz curricular, possamos avançar numa proposta que contemple nossas defesas históricas, garantindo no mínimo duas aulas semanais para cada disciplina”, afirma a professora Walkíria Olegário Mazetto, secretaria Educacional da entidade.
Segundo Walkíria, a APP defende que, dentro da concepção de uma educação emancipadora, ocorra o avanço para uma Matriz de 30 aulas. No entanto, no momento o possível e mais viável é que se discuta uma Matriz de 28 aulas, garantidas com três dias na semana com seis aulas. “Conclamamos todos os trabalhadores em educação e a comunidade escolar para que sejam protagonistas neste debate tão importante e urgente na educação pública do nosso Estado”, finaliza Walkíria.