Sessão na Alep faz entrega do Prêmio Orirerê

null

Sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Professor Lemos (PT), na manhã desta terça-feira, Dia da Consciência Negra, serviu para a entrega do Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas 2012, iniciativa do Centro Cultural Humaitá, com apoio da APP-Sindicato, que visa à partilha de conhecimentos e promoção da reflexão para efetiva inserção dos conteúdos indígenas, africanos e afrobrasileiros no cotidiano escolar, como preconizado nas leis federais 10.639 e 11.645.

Os projetos foram avaliados pela Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Fórum Permanente de Educação para as Relações Étnico-raciais, Conselho Municipal e Estadual de Educação. Dos 55 trabalhos inscritos, 19 foram premiados.

Na cerimônia de entrega, que contou na mesa de trabalhos com a presença da presidenta da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, houve duas apresentações musicais de trabalhos premiados: do coral de alunos do Colégio João XXIII, de Campo Largo, coordenado pelo professor Rubivan Rodrigues da Silveira, que entoou o hino nacional da África do Sul, e do grupo de percussão Tamborerê, do Colégio Algacyr Munhoz Mader, de Curitiba, sob regência do professor Nelson Sebastião. Houve ainda a recitação de um poema de Adegmar Silva Candieiro, do Centro Humaitá.

O deputado Professor Lemos enalteceu a iniciativa em se promover a cultura africana no país e relatou as dificuldades por que passaram iniciativas legislativas neste sentido. Projetos de Lemos para instituir o feriado estadual de 20 de novembro, para criar o Estatuto da Igualdade Étnico-Racial no Paraná e para rever os critérios para cotas raciais em concursos públicos foram todos rejeitados. Hoje à tarde, Lemos apresenta à apreciação da Casa projeto que cria a Semana da Consciência Negra no Estado, para levar o Poder Público estadual, nos três poderes, a integrar as celebrações.

O secretário de Imprensa e Divulgação da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão da Rocha, fez um pronunciamento observando a importância da data, que lembra o martírio de Zumbi dos Palmares, e do histórico de lutas do povo negro no Brasil pelo reconhecimento de sua identidade cultural. Paixão ainda prestou uma homenagem ao professor Nivaldo Arruda, conhecido como Paulo Borges, por sua dedicação à causa dos negros e da africanidade no Paraná.

Conheça os projetos premiados na categoria individual

• Marlene Oliveira de Brito, de Bauru, SP “O corpo todo conta um conto”
  • Silvana Maria de Lara, de São José dos Pinhais “Conexão Brasil-África – a arte e o sagrado em sintonia”
  • Edina Brito Jensen, de Carambeí “Indígenas em destaque”