Instrução Normativa nº 015/2012 – Na reunião, o sindicato voltou a apresentar argumentos para que, na montagem das turmas, seja mantida a proporção atual (de 50% de turmas coletivas e 50% de turmas individuais), em vez da proporção definida pela Seed através da Instrução Normativa nº 015/20012 (60% de turmas coletivas e 40% de turmas individuais). Apesar da argumentação, a Secretaria não recuou.
“Mesmo assim, pedimos que as escolas que tenham comprovada dificuldade em montagem de turmas nesta proporção, pela realidade da comunidade atendida, possam protocolar o pedido de abertura de turmas numa outra proporção com a justificativa e que a Secretaria possa avaliar e considerar”, orienta a professora Walkiria Mazetto. De acordo com a secretária da APP, a entidade continua empenhada neste debate.
“Reafirmamos nossa defesa na oferta desta modalidade de ensino, uma vez que esse público não teve condições – por vários motivos – de frequentar a escola. Que seja garantida as condições que os mesmos possam ingressar na EJA e permanecer e que, para isso, as especificidades possam ser levadas em consideração”, justifica Walkiria.
APEDs – Na reunião da APP com a Seed, realizada no final de outubro, a entidade apresentou demandas para a abertura de APEDs localizadas em locais onde a EJA das escolas estaduais estavam muito distantes, em especial nos municípios de Ponta Grossa e Cianorte. Na reunião desta segunda-feira, a Secretaria informou que ainda está estudando todas as situações encaminhadas pelo sindicato.
“Há a necessidade de um olhar mais criterioso sobre o fechamento das APEDs. Temos apresentado vários pedidos de manutenção de APED onde, pelos critérios da Secretaria de Educação, estas deveriam ser fechadas. As comunidades escolares têm enviado suas justificativas e temos feito a defesa junto ao governo”, afirma Walkiria.
Suprimento dos professores do EJA – Várias disciplinas encerraram-se no final de outubro e encerrarão no mês de novembro, por conta do final de ano. Em vista disso, havia a impossibilidade de abertura de novas turmas dessas disciplinas. Alguns Núcleos Regionais de Educação (NREs), ou mesmo Ceebejas, cancelaram o suprimento dos professores dessas disciplinas, obrigando-os a procurar aulas em outras escolas. Assim, foram atribuídas a estes as aulas dos professores PSS ou aulas extraordinárias. A Secretaria enviou para os NREs onde estas situações ocorreram, e para os coordenadores de EJA no Estado, um comunicado sobre este tema (MEMORANDO 513/2012), destacando que o suprimento do professor seja mantido e que o mesmo possa desenvolver outras atividades dentro da escola inerentes aoseu cargo até o final do ano letivo.