Hoje (22) acontece em toda a rede estadual de ensino a aplicação da avaliação de desempenho educacional paranaense (Saep). O Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná tem financiamento do Banco Mundial e funcionará de modo semelhante à Prova Brasil. Segundo a Secretaria de Estado da Educação o resultado desta avaliação auxiliará no diagnóstico da rede e dará condições de planejamento das políticas educacionais.
Considerando os investimentos empenhados na aplicação deste instrumento de avaliação – segundo a Superintendente de Educação, em torno de R$ 8 milhões para os três anos -, a APP-Sindicato sempre se posicionou contrária à implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná. A implementação dessa política nunca foi debatida com a APP-Sindicato e nem com a comunidade escolar.
A APP-Sindicato considera importante termos instrumentos de avaliação das redes escolares para que possamos ter parâmetros para a elaboração e aplicação das políticas públicas que resolvam as necessidades educacionais, mas considera desnecessário no Paraná termos dois instrumentos tão parecidos para avaliar a mesma rede. Se o objetivo é o diagnóstico da rede, a Seed poderia se utilizar dos resultados já aferidos pela Prova Brasil para obter as informações desejadas.
Diante das experiências verificas em outros Estados, como São Paulo e Minas Gerais, e vários municípios, inclusive paranaenses, alertamos para o risco de que esse exame seja utilizado apenas como preparação à Prova Brasil e ao Enem, com o objetivo de que as escolas alcancem melhores colocações nos rankings nacionais.
No próximo ano, está prevista a aplicação da avaliação em duas etapas e voltaremos a exigir da Secretaria de Estado da Educação um amplo debate com a categoria para que possamos avaliar o tratamento dado aos resultados desta primeira etapa de aplicação e da real necessidade da continuidade deste sistema.