Desde o início da tarde desta sexta-feira (23), cerca de 50 professores – a maioria das disciplinas de Filosofia e Sociologia – estão reunidos na sede estadual da APP-Sindicato participando do Encontro do Coletivo Macrorregional de Filosofia e Sociologia. Esta é uma atividade conjunta dos núcleos sindicais da APP Curitiba Norte, Curitiba Sul, Metro Norte, Metro Sul e Paranaguá. A secretária Educacional da APP, professora Walkiria Mazeto, encabeçou o debate sobre matriz curricular unificada, bem como a discussão sobre o ponto de vista da categoria a respeito da educação.
O professor Edson Resende, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (Nesef) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contribuiu no debate dessas disciplinas na rede escolar. “É extremamente importante paro professores se reunir nestas ocasiões, para sistematizar o que é o ensino dessas disciplinas, e a sua importância na legitimação da emancipação humana dentro do processo de ensino das escolas públicas, para garantir o espaço das mesmas na grade curricular. Então, a partir do momento que é pensado coletivamente, e não por apenas um sujeito, isto é fundamental”, avaliou.
De acordo com a secretária Educacional da APP, apesar da principal pauta do encontro ser a proposta de matriz curricular única feita pela Secretaria de Estado da Educação, os educadores também aproveitaram o momento para estender o debate. “Discutimos como está se processando esta proposta de matriz curricular do governo, uma vez que ela a reduz as aulas destas disciplinas, além de outras. Também aproveitamos para fazer um trabalho mais organizativo dentro do coletivo e, por fim, levantamos uma discussão sobre a nossa concepção de Estado, educação, de escola e da dinâmica com este governo, que vem com uma posição contrária a dos trabalhadores da educação”, explicou Walkiria.