Na manhã de hoje (15), dirigentes da APP se reuniram com a Superintendente de Educação do Paraná, Eliane Rocha, para discutir encaminhamentos sobre a ampliação da hora-atividade para 33% na rede de ensino. A reunião teve como objetivo a produção de um documento orientador sobre a importância do cumprimento desse direito para a melhoria da qualidade da educação pública ofertada aos paranaenses.
Um longo debate foi efetuado entre a APP e o governo para estabelecer parâmetros para a organização da hora-atividade na escola, tendo em vista a ampliação para os 33% da carga horária dos professores.
Vários fatores foram levantados para potencializar o desenvolvimento da hora-atividade dos professores nas escolas, tais como: a melhoria das condições de trabalho docente, a necessidade de tempo para a preparação de aulas, correção de trabalhos e avaliações, tempo para o estudo individual do professor, para a formação e debate pedagógico coletivo entre as mesmas áreas de conhecimento, a melhoria da infraestrutura e de locais adequados para a realização da hora-atividade, e a ampliação do vínculo do professor com a escola.
Na próxima terça-feira (19), a APP se reúne com o Secretário de Educação para discutir a implantação dos 33% de hora-atividade, bem como os demais temas da pauta de reivindicação que levaram a categoria definir por iniciar a greve a partir do dia 13 de março. As deliberações dessas reuniões serão apresentadas à categoria na assembleia do dia 9 de março.
Registro online – Na reunião, os representantes da Seed apresentaram a intenção da Seed de implantar até o próximo ano o registro de classe online. Esta é uma forte reivindicação da categoria que não vê mais sentido na utilização dos livros de chamadas. Um projeto piloto esta sendo desenvolvido em 16 escolas do estado do Paraná. Outras medidas estão sendo estudadas para modernizar as rotinas escolares.
Salas de apoio – a direção da APP questionou também a Instrução 21 ,publicado no final do ano passado , que regulamenta a demanda das salas de apoios na escola. A APP solicitou que a mesma seja alterada, visto que traz alguns problemas pedagógicos para as escolas, como por exemplo, as salas de apoio multisseriadas.
Educação Integral – a Superintendente de Educação informou que o governo pretende na sequência realizar um consistente seminário sobre a temática da educação integral para avançar em uma política estrutura na rede estadual. A APP argumentou que tem posições e deliberações sobre o tema e que estará participando do debate.
Comissão de Plano de Carreira – A presidenta da APP solicitou uma reunião específica para discutir e dar encaminhamentos às alterações na carreira dos professores elaboradas pela comissão de plano de carreiras composta por representantes da Seed e do sindicato. A reunião acontecerá no próximo dia 25 de fevereiro.