Na manhã deste sábado (23), aproximadamente 40 educadores estiveram reunidos nas dependências do Colégio Estadual Érico Veríssimo, em Laranjeiras do Sul, participando da Assembleia Regional Extraordinária da APP-Sindicato. Esta atividade faz parte do calendário de luta da categoria para este início de ano letivo, que tem sido marcado por um enfrentamento bastante contundente com o governo do Estado.
Durante a assembleia, foram apresentados para a categoria os resultados das últimas negociações com governo, fazendo uma avaliação deste processo, destacando os avanços obtidos bem como os retrocessos desse último período. Para além disso, foi apresentado e reforçado o calendário de mobilização, bem como aprovado a recomposição da diretoria do Núcleo Sindical.
Para Rudison Luiz Ladislau, secretário de Comunicação da APP-Sindicato, a conjuntura atual tem levado para uma maior organização, mobilização e unidade da categoria, funcionários e professores. “O estágio de enfrentamento chegou a este patamar, após uma série de reuniões e mobilizações durante o ano de 2012 que não foram suficientes para avançar na pauta da educação, pois inúmeros compromissos assumidos pelo governo não têm sido cumpridos. Dessa maneira, a categoria faz um intenso calendário de lutas, esperando sair vitoriosa desse enfrentamento, para poder avançar rumo a uma educação de qualidade”, disse.
Educadores repudiam a nomeação da nova chefe no NRE
Outro item muito debatido durante a assembleia foi a nomeação da ex-primeira-dama do município de Laranjeiras do Sul, Eliza Gemelli da Silva, para a chefia do Núcleo Regional de Educação.
Apesar de reconhecer que se trata de um cargo comissionado, a categoria se demonstrou contrária à indicação de um nome que não tem vinculo com a educação. A categoria entende que, para estar à frente nas discussões e decisões relacionadas à educação nos municípios ligados ao NRE de Laranjeiras do Sul, parece ser óbvio que a pessoa nomeada deveria no mínimo fazer parte do quadro funcional do magistério. Isso pensando numa educação de qualidade para nossos filhos e filhas.
Muitos comparam e perguntam, se hoje o atual concurso público para professor no Estado, é exigido curso superior licenciatura, prova de conhecimentos gerais e específicos, prova didática, prova de títulos, avaliação médica, então qual seria o critério adotado pelo governo para exercer a função de chefia do Núcleo de Educação? Será apenas o viés político? Tal situação demonstra o descaso e que o projeto de educação implementado vai contra o projeto educacional idealizado pelos trabalhadores em educação.
Calendário do NS de Laranjeiras do Sul
26 de fevereiro – Encontro Estadual de Professores de Educação Física – Curitiba. Inscritos: Silvana Reis, Raphael Rosolen, e Agenor Bona.
28 de fevereiro – Ato regional, com panfletagem em frente ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, a partir das 9h30min.
05 de março – Conselho Regional (diretoria, representantes de escolas, representante de base e de município), a partir das 19 horas na sede do Núcleo Sindical.
06 de março – Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília.
07 de março – Panfletagem na rua XV de novembro (semáforo próximo ao banco Itaú), às 11 horas e às 17 horas, em Laranjeiras do Sul, referente ao dia Internacional da Mulher (8 de março).
08 de março – Conselho Estadual da APP em Curitiba – participarão a Presidenta Rosangela e o Representante de Base, Professor Marcelo do Vale Lopes.
09 de março – Assembleia Estadual da APP em Curitiba, o NS sindical disponibilizará transporte para a categoria. Saindo de Quedas do Iguaçu, passado por Laranjeiras, Virmond e Cantagalo. Inscrições pelo telefone (42) 3635-3179, ou pessoalmente na sede do NS até o dia 05/março. Obs.: tem que ser sindicalizado.
13 de março – Data prevista para o início da greve.
Confira as fotos em: http://applaranjeiras.wordpress.com/2013/02/24/app-sindicato-realiza-assembleia-regional/