Governo deixa de lado a educação de Santana de Cruz Machado

Governo deixa de lado a educação de Santana de Cruz Machado


null


O distrito de Santana, no município de Cruz Machado, região Sul do Paraná, é um dos maiores municípios em extensão geográfica do Estado. É também onde está localizado o Colégio Estadual do Campo Professor Estanislau Wrublewski (Núcleo Sindical de União da Vitória), uma escola do campo que recebe alunos de diversas localidades. Devido a grande extensão geográfica do município, um grande número de estudantes chegam a ficar até cinco horas diárias em translado até a escola.

O Colégio é um centro educacional de relevância, mas não recebe o devido valor por parte deste governo. A comunidade escolar de Santana Cruz Machado está, há vários anos, reivindicando a ampliação da unidade através da construção de mais quatro salas de aula. Com esta reforma, o Colégio passaria a atender minimamente seus alunos, pois a cada ano tem demanda de alunos aumentada, mas mantém a mesma estrutura. No entanto, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) fez somente pequenos reparos, como a troca do telhado da
escola.

Hoje, o Colégio atende 1.400 alunos, incluindo os projetos. A estrutura atual é de apenas 12 salas de aula, que não comporta a demanda. Por isso a escola é obrigada a ter oito salas locadas, além de mais duas, que foram instaladas no Salão Paroquial de Santana. A situação é difícil, pois além de carecer de reparos no telhado, pintura de parte do colégio, as salas no Salão Paroquial são pequenas, pouco ventiladas e distantes da escola colégio, o que resulta em um tremendo desconforto para os alunos e professores.

Além das salas de aula, a comunidade aguarda a construção do Colégio da Linha Odessa. Caso isto não ocorra, implicará na necessidade de construção de pelo menos mais oito salas de aulas no CE Professor Estanislau Wrublewski. No dia 28 de fevereiro, o governador Beto Richa esteve em União da Vitória e, entre outras coisas, anunciou milhões de reais em recursos para a ampliação de várias escolas da região. Mas, infelizmente, o Estanislau Wrublewski não estava contemplado, o que causou indignação em toda a comunidade escolar.

Na mídia, o governo propaga aos quatros ventos a ampliação e a construção de mais de 1.800 escolas em todo o Estado, mas, na prática, a realidade é outra. Diante disso, a APP-Sindicato se solidariza com a comunidade escolar de Santana Cruz Machado, e espera que o governo cumpra o seu compromisso, beneficiando os alunos que viajam quilômetros para chegar até a escola. A entidade também já relatou à Seed a situação vivida na unidade e continuará cobrando do governo estadual uma solução definitiva para o problema da escola.

Texto produzido pela Secretaria de Saúde e Previdência da APP-Sindicato

MENU