Hoje, trabalhadores(as) da educação, unem-se em torno do diálogo preparatório para a 14ª Semana Nacional em Defesa da Escola Pública, promovida pela Confederação Nacional da Educação (CNTE) e divulgada, no Paraná, pela APP-Sindicato. Em todo o país, trabalhadores(as) da educação se preparam para a grande mobilização da Semana, que se inicia, no dia 22 deste mês e culmina no dia 24 com paralisação nacional nas escolas.
A campanha nacional, cujo mote este ano é “Educação Pública, eu apoio”, busca chamar a atenção dos governantes e administradores para questões urgentes do ensino público, entre eles o cumprimento do Piso Nacional, o investimento de 100% dos royalties do Petróleo na Educação, a valorização da carreira, o cumprimento da jornada de trabalho – incluindo o reconhecimento da hora-atividade – a urgente atenção para a reformulação do Plano Nacional de Carreira (PNE) e a profissionalização dos funcionários(as) da Educação.
No Paraná, a APP promove o 16 de abril de 2013, uma atividade para divulgar as pautas de reivindicação dos professores(as) e funcionários(as) nos ambitos nacional e estadual. O sindicato busca a aprovação dos projetos de lei que regulamentam a jornada dos professores e a carreira dos agentes escolares, o pagamento da data-base incluindo reajuste repassado ao mínimo regional, a criação de um novo modelo de atendimento de saúde, alinhado à políticas preventivas que atentem para as condições de trabalho dos servidores, novos debates sobre a nova matriz curricular, atenção ao porte de escolas e a dobra de padrão, além da criação de concurso para os funcionários(as).
A pauta dos trabalhadores(as) em educação é uma luta histórica da APP-Sindicato, hoje, representantes sindicais estarão nas escolas reforçando a necessidade de atenção de toda comunidade na luta pela educação pública com cada vez mais qualidade.
Confira aqui o material de debate para o dia 16 de abril.