Comissão da Educação da Alep debate redução da Matriz Curricular

Comissão da Educação da Alep debate redução da Matriz Curricular


null

A direção da APP-Sindicato e vários membros do Coletivo de Educação Física da entidade, vindos de todo o Estado, acompanharam, na manhã desta quarta-feira (17), a Audiência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizada na Sala das Comissões do Legislativo. O objetivo do debate, convocada pela própria Comissão de Educação, foi discutir a redução das aulas na matriz curricular da rede pública estadual de ensino, em especial a situação da disciplina de Educação Física.

Estavam presentes ao debate o presidente Comissão, deputado Adelino Ribeiro, bem como os deputados estaduais Professor Lemos e Teruo Kato. Como convidados, participaram a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, o secretário estadual de Esportes, Evandro Rogério Roman, a superintendente de Educação Eliane Rocha, o presidente do Conselho Regional de Educação (Cref), Antônio Eduardo Branco. Os diretores da APP Hermes Leão (Organização) e Walkíria Mazeto (Educacional) também acompanharam o debate.

Durante a sua fala, a presidenta da APP voltou a defender a realização de um debate amplo e aprofundado sobre currículo no Estado. “Esta sempre foi a posição da APP, inclusive antes da imposição da nova matriz curricular feita pelo governo estadual no ano passado”, ressaltou. Marlei também destacou a forma como o processo de implantação da nova matriz foi antidemocrático, além da situação crítica sofrida pela disciplina de Educação Física que, em virtude das mudanças na grade, foi reduzida a uma aula semanal.

A Comissão se comprometeu em convocar o secretário de Educação Flávio Arns para um novo debate, com o objetivo de buscar solução para o problema. Além disso, o deputado Professor Lemos sugeriu que seja feito um projeto de emenda constitucional (PEC) que garanta a ampliação da matriz curricular para que nenhum governo interfira na mesma. No período da tarde, o Coletivo de Educação Física está reunido na APP avaliando a audiência da Comissão, o boicote aos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) e novas definições para a luta.

MENU