A sede estadual da APP-Sindicato recebeu, na tarde desta terça-feira (23), profissionais da educação para o debate pedagógico que compôs o Seminário “Os desafios dos(as) trabalhadores(as) da educação na atual conjuntura nacional”. A secretária educacional da APP, professora Walkíria Olegário Mazzeto, fez a abertura das discussões apresentando os convidados, o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo Filho, o coordenador do FNE Francisco das Chagas, a vereadora de Curitiba, professora Josete, e o ex-deputado federal, professor Carlos Abicalil. Os componentes da mesa principal emitiram seus pareceres sobre a conjuntura nacional e local da educação diante a eminência da aprovação no Plano Nacional de Educação (PNE) e das atividades preparatórias para a Conferência Nacional da Educação (Conae 2014).
As reflexões deram sequência ao debate iniciado na parte da manhã, na Audiência Pública que reforçou o processo democrático de composição das conferências livres, realizadas nos âmbitos municipais e estaduais, para levar propostas à grande Conferência de 2014. O secretário da CNTE enfatizou que os educadores(as) de todo país devem estar unidos sobre as pautas que representam a categoria, como por exemplo, a luta em todo país pelo cumprimento da Lei 11.738/08, que regulamenta o Piso Nacional dos educadores, para assim, serem respeitados em sua totalidade.
O debate sobre a necessidade de união da classe trabalhadora para a construção de um sistema democrático de ensino norteou as fala do grupo. O professor Carlos Abicalil fez uma ampla análise da conjuntura político-educacional do Brasil, desde a criação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996 para sanar as lacunas da Constituição Federal de 1988 no que se diz respeito ao acesso à educação pública no país. “Estamos diante de um processo histórico de universalização do Ensino. Nessa condição, a construção de um novo sistema de educação nos exige que tenhamos a convicção que somos servidores e servidoras e uma única esfera do governo. É preciso que enxerguemos assim”, enfatiza o professor ao defender que o processo de construção – e discussão – democrático da educação é de igual responsabilidade dos municípios, cidades e federação.
Ao final do Seminário, a secretária educacional da APP reforçou que o papel dos educadores(as)no processo de ampliação da democracia passa pelo entendimento do processo histórico de lutas: “Uma vez que discutimos a educação em todas as esferas, precisamos partir dos pressupostos que compõem o cenário nacional, como a leitura das metas da Conae ou dos dispositivos do PNE”, reforça a professora.
A mobilização dos educadores(as) continua neste dia 24 de abril, com a paralisação das atividades nas escolas e manifestação nas ruas. Servidores e servidoras estarão, em todo Paraná, na campanha nacional pela valorização da educação chamada “Educação Pública, Eu apoio”. Em Curitiba, a grande manifestação acontecerá às 9 horas da manhã em frente ao Palácio do Iguaçu, com panfletagem para chamar a atenção da comunidade e dos governantes para o ensino público estadual. À tarde, os sindicalizados à APP estarão na Assembleia Legislativa do Estado (Alep) para acompanhar a votação dos projetos de lei que regulamentam a hora-atividade dos professores(as) e alteram o plano de carreira dos funcionários(as) de escola.