Nos dias 19 e 20 de abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promoveu, em Belo Horizonte (MG), mais um encontro regional do Departamento de Funcionários da Educação (Defe) da entidade. Três secretários da APP-Sindicato participaram da atividade – José Valdivino do Moraes (Funcionários), Clotilde Santos Vanconcelos (Administração) e Mariah Seni Vasconcelos Silva (Sindicalização) – que debateu os avanços alcançados para esta parcela da categoria e analisou os desafios que se apresentam.
A atividade reuniu representantes de entidades do Centro Oeste, Sudeste, Sul e Tocatins. “Durante o encontro ouvimos relatos de como está a situação dos funcionários da Educação em vários Estados e isto foi bastante positivo”, explicou Clotilde. Segundo ela, em uma análise informal feita pelo consultor do Senado Federal, e um dos pais do ProFuncionário, o professor João Monlevade, a carreira dos funcionários da Educação no Paraná é a que tem as melhores perspectivas no país. “Em especial com as mudanças que conseguimos agora, com a aprovação do projeto que alterou o plano de carreira do QFEB”, enfatizou Clotilde.
O grupo também debateu a Lei nº 12.796/2013 (que trata da profissionalização dos funcionários administrativos das escolas públicas, condicionando-a, obrigatoriamente, à formação técnico-pedagógica em nível médio ou superior) e o Decreto 7.415/2010 (que instituiu a política nacional de formação dos profissionais da Educação Básica e dispôs sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola). O secretário de Funcionários da APP, José Valdivino, foi um dos palestrantes do encontro. Em julho, a CNTE promove o encontro nacional do Defe.