A APP-Sindicato abriu na manhã de hoje, em sua sede, em Curitiba, a I Etapa Estadual do Programa de Formação Política-Sindical e Educacional, que vai até sábado. A atividade, organizada pela Secretaria de Formação da APP, inova com a participação simultânea de quatro eixos temáticos: Formação Política-Sindical-Educacional, Gênero, Relações Étnico-raciais e dos Direitos LGBT, Funcionários de Escola (Agentes Educacionais I e II) e Juventude Sindical.
Participam da formação 240 educadores de todo o Estado. O tema desta etapa, que se estenderá pelas ações do primeiro semestre, é Estado, Democracia e Participação Popular e tem como foco os debates da Conferência Nacional de Educação (Conae) e a aprovação e implantação do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Na abertura, houve uma esquete do grupo Nuspartos, que envolveu os participantes.
Em sua saudação na abertura dos trabalhos, a professora Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da entidade, lembrou o legado de Paulo Freire, sobretudo quando ele negar o papel “redentor” da escola, para, por si, mudar a sociedade. “Mas nós também compreendemos que o conhecimento, para a maioria da classe, passa também pela escola; que nós podemos transformar os sujeitos, as pessoas, que estão nos locais onde nós estamos todos os dias”, disse a dirigente.
A secretária de Formação Política-Sindical, professora Janeslei Albuquerque, enfatizou na abertura a necessidade de as novas gerações de educadores estarem atentas e valorizarem as conquistas das décadas passadas. “A nossa formação política tem como tarefa desvelar e reafirmar a história”, disse. Segundo ela, a missão da formação é preparar a categoria para o embate político-pedagógico travado em nível nacional e que já demonstra ser uma missão trabalhosa, haja vista as iniciativas de grupos privados em pilhar o acervo de conquistas do PNE, por meio de emendas que retiram a exclusividade da aplicação de recursos públicos na educação pública.
Algumas das atividades serão realizadas conjuntamente, outras segundo o segmento temático, conforme a programação abaixo. A formação conta com apoio do Grupo de Trabalho e Estudos da Escola de Formação, e tem a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Programa de Formação 2013 – I Etapa Estadual
02 de maio – quinta-feira
8h as 9h: Credenciamento/Acolhida
9h: Teatro reflexivo, com o Grupo Nuspartos
9h30: Informes Institucionais – Marlei Fernandes
9h45: Apresentação do Programa e Orientações – Janeslei Aparecida Albuquerque
10h15: Segmento de Gênero, relações étnico-raciais e dos direitos LGBT – Elizamara Goulart Araujo
10h30: Segmento de Juventude – Isabel Catarina Zollner
10h45: Segmento de Funcionários/as – José Valdivino de Moraes
11h: Debate / Contrato pedagógico da Turma Estadual e das Turmas Regionais
12h: Almoço
14h: Seminário: Estado, Democracia e Participação Política Popular – Ana Lorena Bruel
16h: Café
18h: Encerramento
03 de maio – Sexta-feira
Manhã: 8h30 às 12h – Trabalho por Segmento
: Segmento Temático Formação Política-Sindical-Educacional – Hotel
: Segmento Temático Gênero, Relações Étnico-raciais e dos Direitos LGBT – no auditório da APP
: Segmento Temático Funcionários de Escola (Agentes Educacionais I e II) – no Hotel
: Segmento Temático Juventude Sindical – na sala multifuncional, no 4ºandar
12h – Almoço
14h: Heleno Araújo Filho – Secretário de Assuntos Educacionais CNTE – Apresentação geral sobre a Conae e seu papel de mobilização da sociedade em torno das políticas públicas educacionais.
14h30: Walkiria Olegário – Secretária de Assuntos Educacionais APP – Apresentação do Documento Referencia e processo de organização das etapas unicipais/intermunicipais/estadual no Paraná
15h: Marlei Fernandes – Presidenta APP Sindicato – Eixo I – PNE/SNE
15h30: Andrea Gouvea (UFPR) -Eixo VII – Financiamento da Educação
16h: Café
16h30: Debate
18h30: Confraternização
04 de maio – Sábado – das 8h30 às 17h
: Todos os segmentos debatem o documento da Conae – O dia todo
: Conferencia Livre Estadual Eixo II – Segmento de Gênero, relações étnico-raciais e dos direitos LGBT