“Nós somos homens e mulheres, somos seres inacabados (…) E no momento que nos tornamos capazes de nos saber inacabados, seria uma imensa contradição se, ao mesmo tempo, não nos inseríssemos em um movimento permanente, que é o movimento de busca, de procura”. Esta frase, foi dita em uma das últimas entrevistas concedidas pelo educador Paulo Freire; nela o grande pensador da educação, introduz o conceito de “Ser Mais”, que indica trajetória do indivíduo no processo de busca de humanização. A tarde do primeiro dia do Programa de Formação Política-Sindical e Educacional da APP-Sindicato iniciou com a secretária de Formação Política-Sindical da APP, professora Janeslei Albuquerque, contextualizando os pensamentos de Paulo Freire e Eduardo Galeano sobre o papel dos indivíduos diante dos conceitos de sociedade, Estado e democracia.
Na sequência, houve um seminário para o sobre participação política conduzido pela professora Ana Lorena Bruel, doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em educação. O grupo de representantes sindicais dos 29 Núcleos Sindicais da Entidade debateram a construção de consensos que levam determinadas classes à hegemonia. “Por bem ou por mal, sempre estamos em disputa. Quando crianças, aprendemos sobre o conceito de ‘bem-comum’, o que é um algo totalmente vago. Porque o que é bem para uma classe não é o melhor para outra. Nos precisamos, entender diferenças e a respeitar cada uma delas”, afirma a professora sobre o conceito de compreensão social.
A Conferência Nacional da Educação (Conae) foi citada como um dos espaços de debate para a construção de direitos sobre a educação. A articulação da classe trabalhadora, a exemplo do Programa de Formação, foi levantada como item essencial na construção de consensos. “Uma outra sociedade não é benesse dos Estado ou das classes de elite. É tarefa de pensar e agir da classe popular. O dissenso é a principal ferramenta na possibilidade construção de novos consensos”, exemplifica a professora Ana Lorena ao salientar que o seminário é um dissenso organizado da classe trabalhadora na tentativa de repensar a sociedade e a educação.” A Conae será um espaço de mobilização, participação e decisão coletiva. Explicitar nossos dissensos e construir novos de consensos, dentro da perspectiva de planejamento educacional de longo prazo é um dos desafios que temos hoje”, conclui a professora.
Abordar os desafios da educação à longo prazo é um dos desafios deste Programa de Formação Política-Sindical Educacional. Os trabalhadores(as) em educação estarão, até sábado em debates para a construção do processo democrático de organização, participação e deliberação coletiva sobre a educação pública em todos os níveis. O encontro continua nesta sexta-feira e sábado, confira a programação:
03 de maio – Sexta-feira
Manhã: 8h30 às 12h – Trabalho por Segmento
: Segmento Temático Formação Política-Sindical-Educacional – Hotel
: Segmento Temático Gênero, Relações Étnico-raciais e dos Direitos LGBT – no auditório da APP
: Segmento Temático Funcionários de Escola (Agentes Educacionais I e II) – no Hotel
: Segmento Temático Juventude Sindical – na sala multifuncional, no 4ºandar
12h – Almoço
14h: Heleno Araújo Filho – Secretário de Assuntos Educacionais CNTE – Apresentação geral sobre a Conae e seu papel de mobilização da sociedade em torno das políticas públicas educacionais.
14h30: Walkiria Olegário – Secretária de Assuntos Educacionais APP – Apresentação do Documento Referencia e processo de organização das etapas unicipais/intermunicipais/estadual no Paraná
15h: Marlei Fernandes – Presidenta APP Sindicato – Eixo I – PNE/SNE
15h30: Andrea Gouvea (UFPR) -Eixo VII – Financiamento da Educação
16h: Café
16h30: Debate
18h30: Confraternização
04 de maio – Sábado – das 8h30 às 17h
: Todos os segmentos debatem o documento da Conae – O dia todo
: Conferencia Livre Estadual Eixo II – Segmento de Gênero, relações étnico-raciais e dos direitos LGBT