Vice-governador passa a integrar debate sobre atendimento à saúde

Vice-governador passa a integrar debate sobre atendimento à saúde


null


Como havia se comprometido na audiência com a APP-Sindicato, no último dia 24, o vice-governador Flávio Arns participou, na tarde de hoje (2), da primeira reunião com o grupo de trabalho – formado pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) e o governo – criado para discutir um novo modelo de atendimento à saúde dos servidores estaduais. O decreto do governo oficializando a comissão deve sair nos próximos dias, mas o grupo realizou o primeiro encontro, no Palácio Iguaçu, para o compartilhamento inicial de informações.

Durante o debate, os integrantes da Comissão de Saúde do FES entregaram ao vice-governador, e demais representantes do Executivo, uma pasta contendo um histórico das negociações sobre o tema, bem como a minuta de projeto de lei – elaborada pelo Fórum – com a proposta de um novo modelo (baseado nos moldes do sistema do Rio Grande do Sul e que, no Paraná, receberia o nome de IPESaúde). Além disso, a coordenadora do Fórum, e presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, fez um resgate do que foi negociado entre FES e Estado e frisou que os servidores não podem mais esperar uma solução.

“O nosso grande problema foram as sucessivas trocas de secretário na Secretaria de Estado de Administração e Previdência. Elas resultaram em um atraso que, após três anos, não podemos mais suportar. O Fórum já discutiu o assunto exaustivamente, contribuiu com várias propostas, agora, é a hora do governo apresentar sua posição para os servidores, seja ela qual for”, destacou Marlei. O professor Idemar Beki, que também integra a Comissão de Saúde do FES, relembrou que em junho do ano passado, o governo estadual chegou a apresentar um esboço de proposta e, inclusive, contratou um estudo atuarial que nunca foi apresentado ao Fórum. A Comissão do Fórum também cobrou a continuidade do debate sobre o Anteprojeto de Lei de Saúde do Trabalhador.

Após a cobrança das entidades, o vice-governador definiu que uma equipe de trabalho será constituída dentro da Seap para trabalhar exclusivamente com o tema. De acordo com o diretor de Seguridade Funcional da Seap, Wagno Rigues, este grupo já existe informalmente e, agora, passará a atuar oficialmente. Na reunião, ficou definido que estes técnicos apresentarão, em 30 dias, um esboço sobre um novo modelo, que será discutido com o Fórum. Até lá, o grupo deve se reunir semanalmente com o vice-governador, para debater os dados.

Data-base – Ao final da reunião, o Fórum colocou formalmente para o vice-governador a posição dos servidores sobre a proposta de parcelamento da data-base: as categorias não aceitam em hipótese alguma. Os servidores reivindicam 12,69% de reajuste (índice definido pelo governo para o Salário Mínimo Regional), mais 1% por conta do aumento do desconto previdenciário. Arns também foi informado sobre a mobilização que ocorrerá em frente ao Palácio Iguaçu, no próximo dia 7. O vice-governador informou ao Fórum que o governo do Estado fará nesta sexta-feira, dia 3, uma reunião para discutir a proposta do FES.

Participaram da reunião pelo FES: Marlei Fernandes de Carvalho e Idemar Beki (APP-Sindicato), Maria Elaine Rodella (SindSaúde), Clayton Auwerter (Sindarspen), Almir Carvalho Oliveira (Sin teemar), Maria Auxiliadora Fernandes (SindiSeab) e Mário Monteiro (Sindsec). Pelo governo, além do vice-governador, Wagno Rigues, Eduardo Mischiatti, Iara Valenga e Rejane Cordeiro (Seap), Jorge Eduardo Wekerlin (Seed) e Paulo Afonso Schmidt (Gabinete do vice-governador).

MENU