Representantes das 16 entidades que compõem Fórum das Entidades Sindicais (FES), estão, na manhã desta terça-feira (7), em uma mobilização em frente ao Palácio Iguaçu em Curitiba pela pauta conjunta dos servidores. O principal mote da ação é a não aceitação, em nenhuma hipótese, do pagamento parcelado da data-base por parte do governo.
A coordenadora do FES e presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho reforça a união da categoria diante da negativa à proposta do governo. “A receita do Paraná cresce em um ritmo de 12% ao ano. É inaceitável a justificativa de falta de verbas para descumprir um direito assegurado aos servidores por Lei!”, afirma a professora.
Para a mobilização, estima-se que mais de 400 servidores de da capital e do interior se concentrem em frente ao Palácio. Uma comissão formada por representantes do Fórum será recebida pelo governo, ainda na parte para manhã, para uma audiência, que debaterá a reivindicação.
Educação
A data-base é um direito assegurado pela lei estadual 15.512/07 que garante a revisão salarial dos funcionários(as) públicos. Desde que foi aprovada no Paraná, em 2007, o pagamento sempre foi realizado no mês de maio, e nunca parcelado. Este ano, a proposta do governo é do reajuste de 6,4% (baseado nos índices do IPCA) sobre o salário base dos servidores e ainda dividido em duas parcelas. A APP-Sindicato reitera junto ao FES que o parcelamento não será aceito.