FES promove vigília para exigir data-base e Piso em parcela única

FES promove vigília para exigir data-base e Piso em parcela única


null

A luta, definitivamente, continua. Após o anúncio do governo do Estado de que o pagamento do reajuste da data-base, este ano, deve ser feito em duas vezes (em maio e junho), os(as) servidores(as) estaduais não hesitaram em responder: “Não aceitamos!”. No último dia 7, o funcionalismo estadual foi às ruas para mostrar o descontentamento com a proposta. No próximo dia 20, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) promove outro ato público, uma vigília em frente ao Palácio Iguaçu. A atividade iniciará às 19h e terminará às 10h do dia seguinte. O Fórum também solicitou uma audiência com o governador na terça-feira, dia 21.

Além disso, na quinta-feira, dia 16, a direção da APP-Sindicato tomou conhecimento da proposta do governo do Paraná de também parcelar o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) dos professores em duas vezes. Até então, o governo havia garantido à categoria, nas reuniões de negociação, que o pagamento do reajuste do Piso (7,115%) para os professores e professoras ocorreria na folha de maio. Em uma única vez. Com o recuo, propõe o seguinte parcelamento: 3,8% para os(as) professores(as) em maio e 3,19% na folha de julho. A primeira parcela corresponde a 3,2% referente a data-base, mais 06%, que é a diferença para alcançar o índice do PSPN no Paraná. Lembrando: a somatória dos dois índices (como é reajuste sobre reajuste) equivale aos 7,115%.

O FES reivindica que o governo aplique 13,65% (12,65 relativo ao reajuste do Salário Mínimo Regional e mais 1% relativo ao aumento do desconto previdenciário) aos salários base e gratificações. A entidade entende que a Lei de Responsabilidade Fiscal não pode ameaçar o reajuste dos servidores em maio e exige uma resposta imediata do governo. A vigília também servirá para cobrar um novo modelo de atendimento à saúde dos(as) servidores(as), a regularização da situação da ParanáPrevidência e dos(as) servidores(as) desenquadrados, bem como concursos públicos, benefícios sociais (auxílio-transporte) e o anteprojeto de lei de Saúde do Trabalhador.

Serviço
:: Vigília em defesa da parcela única da data-base
Quando? 20 de maio
Qual horário? A partir das 19h00
Onde? Em frente ao Palácio Iguaçu


:: Assista ao vídeo em que a Professora Marlei convoca os servidores à vigília

MENU