A chuva e a baixa temperatura da manhã desta terça-feira (28) não esfriaram os ânimos de mobilização do servidores(as) públicos estaduais. Representantes das categorias estão, desde o início da manhã, ocupando a frente o Palácio Iguaçu, em mobilização para os deputados(as) aprovem, na sessão legislativa de logo mais, às 14 horas, o projeto de lei que definirá como o Estado fará o pagamento do reajuste dos(as) servidores(as).
O Fórum das Entidades Sindicais (FES) reivindica o pagamento único do direito assegurado pela lei 15.512/2007. Para o coordenador de Saúde e Previdência do FES, professor Idemar Beki, as a mobilização desta terça-feira serve também para chamar a atenção dos próprios trabalhadores(as). “Estamos reunidos, na frente do Palácio Iguaçu para chamar a atenção da sociedade. Logo mais, os representantes de cada categoria irão, até os gabinetes dos deputados, mostrar a importância da reposição salarial. Vamos lutar até o fim não só pelo não parcelamento, mas pelo reajuste de 13,6%”, reforça o professor. Para chegar nesse valor o Fórum realizou estudos de viabilidade jurídica e financeira, para propor ao governo o mesmo repasse concedido ao salário mínimo regional (12,6%) mais o adicional de 1% cobrado este ano para o custeio das ParanaPrevidência
Para coordenadora do SindSaúde, Eloisa Helena de Souza, as mobilizações demonstram a força da união das categorias e o descontentamento com as propostas iniciais do governo de aplicar o reajuste de 6,49% divididos em duas parcelas. “É uma forma de pressionar o governo e mostrar que não estamos satisfeitos quando nos oferecem um reajuste que repõe por baixo o índice da inflação. Só a organização dos trabalhadores é que pode dar um quadro diferente dessa proposta”, afirma a coordenadora embaixo da tenta de lona que abriga os(as) manifestantes até o início da tarde de hoje, quando começará a votação do projeto.
Dentro da Assembleia Legislativa do Estado (Alep), os líderes sindicais, iniciaram uma nova rodada de visitas aos gabinetes dos(as) representantes legislativos(as). A coordenadora do FES e presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, foi recebida junta com a comitiva de servidores, pelo líder da bancada governista na Alep, o deputado estadual Ademar Traiano. O objetivo central foi solicitar do governo o apoio às emendas do projeto que contempla a principal reivindicação do Fórum neste momento: o pagamento da data-base, em parcela única, a ser efetuado em folha complementar no início de junho. Para que isso aconteça, o artigo 5º precisa ser revisto, pois nele a redação prevê o pagamento para “o mês subsequente a sanção da lei”. A preocupação do Fórum é que como haverá um feriado o pagamento em junho poderia ficar comprometido. O líder da oposição ligou para o governador Beto Richa e empenhou, para todos(as) os(as) presentes, sua palavra que o pagamento será feito em junho.
Educação
A presidenta da APP aproveitou a reunião para cobrar sobre o envio do projeto de lei que regulamentará a aplicação do Piso dos Profissionais do Magistério. O deputado afirmou-se ciente da situação dos(as) professores(as) estaduais e manifestou que dará a mesma atenção à reivindicações da Educação.
A votação do projeto da data-base começa agora, às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa. As informações sobre o resultado da votação, serão publicadas no site da APP-Sindicato.