A Secretaria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT da APP-Sindicato recebeu na última sexta-feira (5), no Anfiteatro 100 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual. A entidade foi premiada pelo Curso de Formação para Educadores e Educadoras das Redes Estadual e Municipais de Ensino e pelo I Seminário Estadual por uma Escola Sem Homofobia: Avanços e Desafios, realizado no mês de maio deste ano.
Recebeu a premiação pela APP a professora Elizamara Goulart Araujo, diretora da Secretaria que conduz este debate com o conjunto de sindicalizados e sindicalizadas em todo o Estado do Paraná. Elizamara enfatizou que as iniciativas atingiram, desde 2009, aproximadamente oito mil trabalhadores e trabalhadoras em Educação, através dos cursos de formação promovidos em parceria com diversos movimentos sociais e instituições de ensino superior, envolvendo-os no debate sobre a temática dos direitos humanos com enfoque na população LGBT e no combate a homofobia.
“A APP busca o reconhecimento da diversidade presente no ambiente escolar. Isso possibilita aos educadores e educadoras, uma atuação voltada para a garantia de uma educação que respeite as necessidades individuais e coletivas do conjunto de estudantes e da comunidade. O processo de formação e debates, iniciados no ano de 1994, com o então Coletivo de Combate ao Racismo, avançou a cada ano e contribui para fortalecimento da luta sindical e pela educação publica de qualidade”, afirma a diretora.
Esta edição do prêmio foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), em parceria com o Centro Paranaense da Cidadania (Cepac) e o Grupo Dignidade. Idealizada pela Aliança Global para Educação LGBT (GALE), a premiação tem o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil. A premiação fez parte da programação da Conferencia Nacional Livre Nacional em respeito à Diversidade Sexual, etapa da Conferência Nacional de Educação – Conae 2014.