O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado anteontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostra que a educação brasileira deu um salto nas últimas duas décadas, graças a um maior acesso de crianças e jovens às escolas. Dos três indicadores usados no IDHM — renda, saúde e educação — a escolaridade foi o que mais avançou. O IDHM específico de educação subiu 128% (embora continue sendo o pior componente deles) contra um crescimento médio de 47,8% na média geral do indicador, entre 1991 e 2010. Nesse período, a proporção de brasileiros que conseguiram concluir a escola com nenhum ou pouco atraso mais do que dobrou. Mas, se o acesso melhorou, a qualidade ainda deixa a desejar.
Um cruzamento de dados realizado pelo Globo revela que 99% dos municípios com IDHM de educação alto ou muito alto ficaram abaixo das notas consideradas satisfatórias, em língua portuguesa e matemática, na Prova Brasil de 2011. O cruzamento analisou o desempenho dos alunos de escolas públicas do 9.º ano do ensino fundamental, tendo como referência padrões de qualidade definidos pelo movimento Todos pela Educação, uma organização não-governamental que reúne empresários e educadores. Dos 363 municípios com IDHM de Educação alto ou muito alto, apenas dois conseguiram atingir as notas recomendadas pelo Todos pela Educação, ainda assim numa única disciplina.
:: Veja íntegra da matéria aqui.