Tendo como público alvo os jovens, o objetivo do seminário é incentivá-los a participar na luta de combate ao racismo, levando-os a refletir e debater a atual condição da juventude negra brasileira. Tornando-os aptos a enfrentar desafios, conhecendo seus direitos, para exercício pleno da cidadania.
O seminário é organizado pelo Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques (Imneam) que trabalha no combate a invisibilidade da(o) negra(o) na escola, no mercado de trabalho, e em toda arena social. O Instituto recebe este nome em homenagem a primeira mulher a conquistar o diploma de Engenharia Civil no Paraná e se constitui como um ícone, que motiva o movimento para avançar cada vez mais na busca por conhecimento e quebra de correntes.
Segundo a carta de motivação do Seminário, assinado pela presidente fundadora do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, professora Aracy Adorno Reis, “é necessário buscar políticas públicas para eliminar o abismo entre o direito e o acesso a esse direito, deve ser destacada a importância das identidades históricas, diversidade cultural, religiosa e étnica. Repudiar o genocídio da juventude negra e pobre”.
Data: 23 de agosto de 2013
Horário: das 7h30 às 17 horas
Local: Auditório Hélio Moreira – Prefeitura Municipal de Maringá-PR (Av. Quinze de Novembro, 701, Centro)
Informações e inscrição:
E-mail – [email protected]
App-Sindicato – (44) 3222-5543
Imneam – (44) 9114-6839 / 9914-5064
Secretaria da Mulher – (44) 3901-6545