Foi aberto na manhã desta sexta-feira (13) na sede estadual o Seminário Currículo e suas Práticas, organizado pela Secretaria Educacional da APP-Sindicato. O evento vai até amanhã abordando a construção político-pedagógica dos currículos do ensino básico no Estado, sobretudo no Ensino Médio. Em sua saudação, a professora Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP-Sindicato, falou da importância do debate sobre currículo e da sua disseminação nos núcleos sindicais.
“Literalmente a escola é em disputa”, resumiu a professora Walkiria Olegário Mazeto, secretária educacional da APP-Sindicato, demonstrado que a organização da escola deve ser feita a partir de uma perspectiva teórica, conceitual e ideológica. Ela lembrou que o governo Beto Richa desde seu início mostrou a que veio e passou a minar o projeto político pedagógico das escolas, retirando dele todo o caráter político.
A grande ação contra os currículos, porém, veio com a reforma curricular do ensino fundamental, feita sem consulta efetiva aos educadores, de forma açodada, no final de 2012. Segundo ela, o movimento dos educadores tem de estar pronto para apresentar sua própria concepção de currículo permeada com a sua visão de mundo, para se contrapor ao que é imposto. A professora Elizamara Goulart, secretaria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT, ressaltou a importância de qualquer discussão sobre currículo incluir o repeito à diversidade étnica, religiosa e de orientação sexual existente nas escolas.
Um dos convidados, o professor de Sociologia Alexandre Correia Lima, da UEL, fez uma reflexão sobre as concepções de currículo, em seus significados históricos e politicamente construídos. Ele falou ainda como funciona a relação entre o que se propõe nos currículos e as práticas pedagógicas e a influência sempre presente de modelos pedagógicos passados. “As pedagogias passadas ainda existem, estão ali na escola, elas coexistem com qualquer proposta nova de pedagogia”, disse.
Já a professora Maria Rosa Chaves mostrou que os alunos de hoje estão na era da interatividade e os currículos precisam ser contextualizados levando em conta este crivo. Segundo ela, o modelo de escola da modernidade ainda existe, mas está sob forte mudança. Como observou a professora, a escola disciplinadora – com disciplinas regularmente expostas aos alunos, em pequenos fragmentos, sob a promessa de uma grande síntese futura – está sob profundo questionamento.
Veja a programação da tarde e de amanhã
Dia 13 – tarde
14h Mesa 2: O Currículo e suas práticas
Coordenação: Hermes Leão / Silvana Prestes
Painelistas: Arnaldo Vicente (14h)
Jonas Tracisio Reis (15h)
Ana Cristina Hammel (15h30)
16h15 Cafezinho
16h30 Debate Plenária
17h15 Encerramento trabalhos
Dia 14
Mesa 3: Cenário atual e perspectivas / Paraná
8h30 Palestrante: Marlei Fernandes de Carvalho
Coordenação: Walkiria Mazeto
9h15 Orientação dos Trabalhos nos NSs: Antonio e Juliana (educacional)
10h Cafezinho
10h15 Organização e planejamento dos NSs – Trabalho em grupos
11h15 Encaminhamentos Finais
12h Encerramento