Aberto Seminário Currículo e suas Práticas

Aberto Seminário Currículo e suas Práticas


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Foi aberto na manhã desta sexta-feira (13) na sede estadual o Seminário Currículo e suas Práticas, organizado pela Secretaria Educacional da APP-Sindicato. O evento vai até amanhã abordando a construção político-pedagógica dos currículos do ensino básico no Estado, sobretudo no Ensino Médio. Em sua saudação, a professora Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP-Sindicato, falou da importância do debate sobre currículo e da sua disseminação nos núcleos sindicais.

“Literalmente a escola é em disputa”, resumiu a professora Walkiria Olegário Mazeto, secretária educacional da APP-Sindicato, demonstrado que a organização da escola deve ser feita a partir de uma perspectiva teórica, conceitual e ideológica. Ela lembrou que o governo Beto Richa desde seu início mostrou a que veio e passou a minar o projeto político pedagógico das escolas, retirando dele todo o caráter político.

A grande ação contra os currículos, porém, veio com a reforma curricular do ensino fundamental, feita sem consulta efetiva aos educadores, de forma açodada, no final de 2012.  Segundo ela, o movimento dos educadores tem de estar pronto para apresentar sua própria concepção de currículo permeada com a sua visão de mundo, para se contrapor ao que é imposto. A professora Elizamara Goulart, secretaria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT, ressaltou a importância de qualquer discussão sobre currículo incluir o repeito à diversidade étnica, religiosa e de orientação sexual existente nas escolas.

Um dos convidados, o professor de Sociologia Alexandre Correia Lima, da UEL, fez uma reflexão sobre as concepções de currículo, em seus significados históricos e politicamente construídos. Ele falou ainda como funciona a relação entre o que se propõe  nos currículos e as práticas pedagógicas e a influência sempre presente de modelos pedagógicos passados. “As pedagogias passadas ainda existem, estão ali na escola, elas coexistem com qualquer proposta nova de pedagogia”, disse.

Já a professora Maria Rosa Chaves mostrou que os alunos de hoje estão na era da interatividade e os currículos precisam ser contextualizados levando em conta este crivo.  Segundo ela, o modelo de escola da modernidade ainda existe, mas está sob forte mudança. Como observou a professora, a escola disciplinadora – com disciplinas regularmente expostas aos alunos, em pequenos fragmentos, sob a promessa de uma grande síntese futura – está sob profundo questionamento. 

Veja a programação da tarde e de amanhã

Dia 13 – tarde

14h Mesa 2: O Currículo e suas práticas

Coordenação: Hermes Leão / Silvana Prestes

Painelistas: Arnaldo Vicente (14h)

Jonas Tracisio Reis (15h)

Ana Cristina Hammel (15h30)

16h15 Cafezinho

16h30 Debate Plenária

17h15 Encerramento trabalhos

 

Dia 14

Mesa 3: Cenário atual e perspectivas / Paraná

8h30 Palestrante: Marlei Fernandes de Carvalho

Coordenação: Walkiria Mazeto

9h15 Orientação dos Trabalhos nos NSs: Antonio e Juliana (educacional)

10h Cafezinho

10h15 Organização e planejamento dos NSs – Trabalho em grupos

11h15 Encaminhamentos Finais

12h Encerramento

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