Paraná reúne propostas para a Conae 2014

Paraná reúne propostas para a Conae 2014


null

Começou, em Curitiba, na manhã dessa terça-feira (24) a etapa estadual da Conferência Nacional da Educação (Conae 2014). Reunidos no Centro de Convenções, delegados(as) representam seus municípios e regiões durante os dias de duração do evento e debatem as especificidades locais, refletidas e analisadas a partir dos sete eixos temáticos propostos pelo Fórum Nacional da Educação (FNE)|MEC.

Os representantes de entidades sindicais, educacionais e governamentais formularão propostas para serem levadas à etapa nacional, que acontecerá em fevereiro do ano que vem, em Brasília. O objetivo é a construção coletiva de uma educação de qualidade, planejada e analisada sobre seus diversos setores, do ensino básico ao superior.

A APP participa e promove discussões desde as etapas municipais e intermunicipais, realizadas em junho e julho, em todo Paraná. A entidade defende a participação dos(as) trabalhadores(as) e a atenção da sociedade voltadas para as propostas de melhorias de condições de trabalho e aprendizado.

Na tarde deste primeiro dia de atividades, os(as) delegados(as) analisaram as minúcias do regimento da Conferência, fizeram e debateram propostas sobre a condução das discussões dos eixos temáticos e, em seguida, votaram pela aprovação do regimento. Na sequência, o palestrante, professor Carlos Abicalil, fez uma fala muito aplaudida sobre o papel do Estado no provimento de uma educação pública de qualidade e sobre o direito revindicado da sociedade civil em debater a construção de uma escola pública gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada. “Pode ser que, durante a história, alguns tenham dormido, mas os trabalhadores e trabalhadoras da educação, não”, afirmou o educador.

A Conferência segue até esta quinta-feira (26). A programação pode ser conferida aqui.

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU