A Plenária Final tem o objetivo de debater e votar as emendas trazidas pelos Grupos de Trabalho ao Documento-Referencia. As que obtiveram mais de 50% de aprovação nos Eixos, não vieram para discussão da Plenária de hoje, diferente das emendas com menor porcentagem de voto.
Para a aprovação do Caderno Final de Emendas a coordenação da Plenária, convida os representantes de cada eixo para compor a mesa e rapidamente partilhar o processo de analise e votação das emendas no Grupo de Trabalho.
As propostas de cada eixo temático são lidas, uma a cada vez pelo secretário e após a leitura o plenário tem direito a contestação. Não havendo contestação a proposta é considerada aprovada. Caso o plenário não seja esclarecido, o coordenador pode abrir uma rodada de defesas a favor e contra a proposta. Por fim é realizada a votação e cada delegado levanta o seu crachá de credenciamento, podendo votar a favor, contra ou se abster.
No final da Plenária, que deverá ser na parte da tarde, serão apresentadas as moções, seguida da eleição dos delegados para a Etapa Nacional na Plenária dos Seguimentos e setores.