Os parâmetros da educação brasileira e necessidades e propostas do ensino no Paraná foram discutidos pelos 1200 representantes municipais e regionais reunidos em Curitiba, durante os dias 24. 25 e 26 de setembro, na etapa estadual da Conferência Nacional da Educação (Conae).
Delegados e delegadas analisaram cada uma das propostas dos sete eixos de discussão, definiram as prioridades, propuseram análises e aprovaram as a construção do Documento-Referência para ser levado a etapa final da Conferência, em fevereiro do ano que vem.
A tarde desta quinta-feira (26) serviu para a realização da plenária final, com a aprovação das emendas propostas sobre eixos temáticos. Além do Caderno de Emendas e do Documento-Referência os(as) representantes paranaenses levarão à etapa nacional, em Brasília, 29 moções resultantes dos debates destes três dias de atividades.
A APP-Sindicato integra e fomenta a construção coletiva da educação brasileira, atuando na defesa da valorização dos trabalhadores(as) e do direito social à educação de qualidade para todos(as). A etapa estadual da Conferência terminou com o indicativo dos nomes para compor a delegação estadual na Conae de Brasília, na qual cada segmento escolherá, entre os delegados estaduais, os representantes da etapa nacional. A APP é a entidade que representa a educação básica pública do Paraná e terá 15 delegados(as) na próxima fase dos debates. Os segmentos terão até o dia 10 de outubro para apresentarem ao Fórum Nacional da Educação (FNE) os(as) indicados.
Confira as matérias publicadas no site da APP com a cobertura da Etapa Estadual da Conae no Paraná: