Antes da assembleia, Conselho discute negociação com o governo APP-Sindicato

Antes da assembleia, Conselho discute negociação com o governo


null

Em preparação para a assembleia geral extraordinária, que acontecerá este sábado (28), o Conselho Estadual da APP-Sindicato, composto pela diretoria estadual e representantes dos 29 núcleos sindicais de todo Estado, se reuniu hoje na sede da entidade em Curitiba para avaliar as negociações com o governo, debater as estratégias de mobilização, entre outros assuntos que serão levados à votação geral amanhã.

O Conselho trabalhou na construção de deliberações diante de dois possíveis cenários políticos: o primeiro, considerando o pagamento dos atrasados no dia 4 de outubro, conforme anunciado pelo governador Beto Richa. O segundo, fundamentado na possibilidade da não emissão da folha complementar nesta data.

Foi consenso que até o dia 4 de outubro, as recepções ao governador durante as visitas oficiais estão mantidas. A categoria seguirá, mostrando sua habitual organização em mobilização durante as viagens do governador pelos municípios.

Para os dois cenários também está mantido uma vigília em conjunto com o Fórum de Servidores Estaduais (FES) feita em frente ao Palácio Iguaçu, na noite do dia 28 para 29 de outubro. O ato público terá o apoio da APP com a participação de representantes dos Núcleos Sindicais da entidade em prol da valorização do trabalho de todos os servidores e servidoras do Estado.

Cenário 1, ‘O pagamento’  – Havendo o pagamento, a entidade segue com sua pauta de reivindicações, tendo a saúde dos(as) servidores(as) como foco imediato. Haverá também a retomada das negociações com as secretarias de Estado para o atendimento à completa pauta –  contemplando, entre outros, o debate sobre matriz curricular, o cargo de 40 horas, o pagamento da equiparação em outubro e a situação dos PSS´s.

Para endossar esta luta, no dia 23 de outubro haverá um debate nas escolas com material próprio sobre a saúde dos(as) trabalhadores(as) em Educação.

Após o dia 29 de outubro, uma assembleia geral da categoria será convocada para decidir sobre os resultados das negociações e as ações em resposta a este quadro.

Cenário 2, ‘ O descumprimento’ –  Se não acontecer o pagamento aos(às) servidores na primeira sexta-feira do mês de outubro, a APP organizará um acampamento em frente ao Palácio Iguaçu durante os dias 7, 8 e 9 de outubro, com a intenção de chamar a atenção da comunidade, da imprensa e dos governantes para o calote. Na sequência haverá paralisação nos dias 10 e 11 em todas as escolas do Paraná. Neste caso, a assembleia geral da categoria acontecerá no dia 19 de outubro, em Curitiba.

Convocativas gerais para a categoria: No dia 30 de setembro, segunda-feira, às 14h, o governo fará, na Assembleia Legislativa do Estado, uma prestação de contas, em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal. A participação da categoria é imprescindível.

Em assembleia, a categoria votará as propostas de deliberação do Conselho.  A assembleia dos(as) trabalhadores(as) em educação acontecerá neste sábado (28), a partir das 9h, em segunda convocação, no Colégio Estadual do Paraná (Av. João Gualberto, 250, Alto da Glória), em Curitiba.

 

 

 

 

MENU