Governo apresenta prestação de contas na Alep

Governo apresenta prestação de contas na Alep


null
Dirigentes da APP-Sindicato, representantes de entidades representativas e cidadãos(ãs) paranaenses estivera, na tarde desta segunda-feira (30) no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alep) para acompanhar da audiência pública de prestação de contas do governo, referente ao segundo quadrimestre do ano (meses de junho, julho, agosto e setembro de 2013). 

Na audiência, o atual secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, conduziu a apresentação do relatório de gestão que, entre outros,  apresentava os gastos do Estado com a folha de pagamento dos(as) servidores(as) – 48,69% do total arrecadado pelo governo –  e e os investimentos em cada setor público.

O que chamou a atenção dos deputados de oposição e categoria de servidores foram as incessantes justificativas quanto ao atraso e não cumprimento de pagamentos aos professores e agentes penitenciários, duas categorias prejudicadas com a falta de pagamento e alegação que os gastos oficiais com salários estão acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário Hauly chegou a mencionar que os(as) servidores precisam ter calma com os atrasos.

Para a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a justificativa é inválida, pois os gastos com outros setores – como propaganda e bonificação de cargos comissionados – receberam consideráveis aumentos nos últimos dois anos. A presidenta reafirmou o compromisso de não aceitar as justificativas para legitimarem o descumprimento dos direitos dos(as) trabalhadores. Os deputados da bancada de oposição reforçaram ainda que, já no primeiro quadrimestre do ano, a arrecadação estadual aumentou consideráveis 13%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O Sindicato continuará na fiscalização dos valores e justificativas apresentadas pelo Estado e segue firme no propósito da cobrança do que é de direito, também assegurado por lei, aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU