Seminário para funcionários(as) das escolas municipais

Seminário para funcionários(as) das escolas municipais


null
Estão abertas as inscrições para o seminário “O papel do trabalhador de escola na educação”. A atividade ocorre no dia 5 de outubro, no Sindicato dos Servidores Municipais (Sismuc), e debaterá temas de interesse de funcionários de escolas e cmei’s da Prefeitura de Curitiba. Podem participar agentes administrativos, apoios administrativos (inspetores), auxiliares de serviços escolares, cozinheiras e copeiras. 

 
A programação inclui uma abordagem histórica destas funções, uma análise da conjuntura nacional, as atividades atribuídas e o Profuncionário. Está prevista a participação de especialistas da área para tratar dos assuntos. 
 
Um dos grandes problemas destes servidores é que, por não possuir um programa de qualificação na área, eles acabam desempenhando tarefas que não estão no descritivo de função. Além disso, há uma diferença salarial e no tratamento entre outros profissionais que atuam no mesmo local de trabalho. Para resolver o problema, o Sismuc propõe a implantação na Prefeitura de Curitiba do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). 
 
Debate – Os participantes terão a oportunidade de debater uma proposta de alterações no trabalho e apontar as atividades a serem desenvolvidas visando a valorização. O seminário também concederá certificado com carga horária de 8 horas.
 
O que é o Profuncionário? – Trata-se de um curso de formação de nível técnico do governo federal que visa a qualificação e valorização dos funcionários da educação. A intenção é aprimorar o trabalho destes servidores e capacitá-los para as atividades. O curso é realizado à distância e forma os profissionais nas seguintes habilitações: administração escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e manutenção da infraestrutura escolar.
 
Confira a programação:
 
8h30 – Café da manhã / Credenciamento
9h00 – Abertura – Ana Paula Cozzolino (coordenadora geral do Sismuc)
9h15 – O trabalhador de escola desde o Brasil colônia até os dias de hoje – Luiz Fernando Rodrigues (coordenador de juventude da CUT-PR e diretor da APP- Sindicato)
9h45 – Os trabalhadores de escola no município de Curitiba – Alessandra Oliveira (secretária de comunicação da CUT-PR e educadora da PMC)
10h15 – O trabalhador de escola como protagonista da educação e não mero serviçal – Silvana Prestes (APP-Sindicato)
11h00 – Intervalo
11h15 – O Profuncionário como ferramenta para a qualificação e valorização dos trabalhadores de escola – Silvana Prestes (APP-Sindicato)
12h00 – Debate
12h30 – Almoço
13:30 – Trabalho em grupo
16:00 – Avaliação e encerramento

Fonte: Sismuc

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU