Um selo pela valorização da cultura afro nas escolas APP-Sindicato

Um selo pela valorização da cultura afro nas escolas


null
Londrina esteve em festa neste último final de semana e uma solenidade marcou a celebração de uma importante conquista na Educação Pública. Trabalhadores(as) da educação, lideranças do governo e comunidade, artistas, pais e alunos estiveram no Colégio Estadual Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera para acompanharem o lançamento, na sexta-feira (4), do selo comemorativo à Lei 10.639/03, que há 10 anos, instituiu a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’ nas escolas.
A iniciativa é um passo na caminhada de valorização aos indivíduos e suas especificidades, parte de uma importante caminhada no combate ao racismo nas escolas e na sociedade. A coordenadora do projeto, Sandra Mara Aguilleira, relembra que a trajetória da iniciativa, inédita no Brasil, começou em 2009 e, desde o início, teve o apoio da APP-Sindicato, por meio das Secretarias de Imprensa e de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT.  Confira o vídeo, feito pelo assessor do Sindicato, Edvar Robson Padilha, durante o evento.

O selo comemorativo apresenta a uma gralha azul e uma araucária, símbolos geoculturais do Paraná; o mapa do continente Africano, preenchido cores da independência africana e um punho cerrado, simbolizando soberania; o nome do colégio e de duas leis: a 10.639 e a 11.645 – aprovada em 2008, reconhece e normatiza o ensino da cultura indígena na grade curricular.
Participaram da cerimônia, os dirigentes estaduais da APP-Sindicato, professora Elizamara Goulart e professor Luiz Carlos Paixão, além da professora Maria de Fátima Beraldo, do Núcleo Sindical de Londrina,  o diretor do colégio, professor Norberto Giacomini, e representantes municipais dos Correios, que comercializarão no selo com exclusividade na região de Londrina.  A APP orgulha-se em empunhar bandeiras – e selos – em prol da igualdade e contra todo e qualquer tipo de preconceito, dentro ou fora das escolas.
MENU