Atividades celebram os 40 anos do Setor de Educação da UFPR APP-Sindicato

Atividades celebram os 40 anos do Setor de Educação da UFPR

null

Com informações da UFPR

Nesta terça-feira (15), Dia do Professor, uma solenidade celebrará os 40 anos do Setor de Educação da UFPR. No evento, às 19h no Teatro da Reitoria, vai ser lançada uma campanha para reunir documentos e fotografias antigas com a finalidade de se editar uma publicação com a história do setor. Também serão prestadas diversas homenagens. Dois professores receberão diplomas: Zélia Miléo Pavão e Ângelo Vizentin. Também será feira uma homenagem póstuma aos professores Eny Caldeira, Pórcia Guimarães e Lauro Esmanhoto.

No mesmo dia, pela manhã, o Setor de Educação realiza no Anfiteatro 100, o Dia D Educação, para marcar o Dia do Professor como uma data importante para se pensar em novas propostas e levantar possibilidades na área educacional. A mesa-redonda “Ser Professor (a): Políticas de Formação e Condições de Trabalho nos dias atuais”, que começa às 8h30, com inscrições no local e direito a certificado, contará com a participação da secretária Educacional da APP-Sindicato, Walkíria Mazeto.

História – O Setor de Educação mantém um único curso de graduação, que é Pedagogia, mas ministra aulas em todos os cursos de licenciatura da UFPR. Na pós-graduação são dois cursos, o mestrado profissional e o mestrado e doutorado acadêmico. A primeira pós-graduação começou a funcionar em 1974. Segundo o professor Carlos Eduardo Vieira, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, que coordena os festejos dos 40 anos, a primeira turma de pedagogos, em 1939 tinha apenas nove formandos. Hoje ingressam por ano mais de 100 estudantes.

Para o professor, um dos desafios nesses 40 anos do setor é a mudança para um lugar maior. “O setor não pode crescer por falta de espaço”. Em 2014 a unidade deve ser transferida para o novo campus da UFPR no Rebouças, sede da antiga Estação Ferroviária.