Durante a inauguração, algumas pessoas que simbolicamente representam o crescimento e o fortalecimento da CUT no Paraná foram homenageadas, dentre elas a professora aposentada Judith Barbisan, que esteve presente na Conferência Nacional das Classes trabalhadoras (Conclat) em 1983, representando a APP-Sindicato, que na época ainda era uma Associação. “Quando me chamaram neste palco o meu coração deu um salto no peito, fiquei emocionada, porque há 30 anos com o meu voto a CUT foi criada. A única, a verdadeira, a que luta pelos trabalhadores. Eu estava lá junto com outros professores de cada estado deste país e todas as classes de trabalhadores. Três dias de debate, de discussão, de crescimento. Nós não estávamos hospedados, nós estávamos alojados, porque dormíamos no chão, não tinha cadeiras, tinham bancos pra a gente sentar. Na hora de comer era sentado no chão, com o prato no colo. Mas isso, mostrava um carinho, uma coisa boa de descobrir que você é útil. Cada um de vocês é útil para este país”, conta a professora com voz forte e emocionada.
Judith ainda motiva os novos, que estão chegando à luta, “porque medo de greve, porque medo das coisas? Quando a gente luta por direitos e direitos sagrados, diretos que fazem com que destas mãos, estas mãos estão representando todos vocês. Que destas mãos, o nosso amado país só tem a crescer e a vencer cada vez mais. Nunca abaixem a cabeça pra ninguém, tenham orgulho de vocês mesmos, tenham orgulho daquilo que vocês fazem, porque a transformação da sociedade é a gente mesmo que faz”.
Também foram homenageadas outras pessoas que fizeram e fazem história dentro da CUT/PR como Luiz Perin, um dos responsáveis pela organização da CUT na região sudoeste do estado e pelas lutas junto aos trabalhadores do campo, David Pereira de Vasconcelos, um dos fundadores da CUT e uma das pessoas mais emblemáticas presente na luta ao lado dos trabalhadores da construção civil, Dona Terê que está na CUT há 23 anos e Valdenir Carvalho e o Paulinho pela dedicação durante a reforma da sede.
O presidente da CUT Nacional, Vagner de Freitas, a vice-presidente Carmen Foro e a presidente da CUT/PR, Regina Cruz em suas falar agradeceram a todos e a todas que de alguma forma estiveram presentes nestes 30 anos de história e também reforçaram a importância das pautas atuais, de continuar a luta, a história dos trabalhadores e trabalhadoras.