15 de outubro, dia do professor, a Assembleia Legislativa do Paraná homenageou os professores e professoras do estado na pessoa da presidenta da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, na qual, recebeu uma estatueta da “Gralha Azul” entregue pelo deputado estadual Professor Lemos.
Hoje, o “Dia do Professor” completa 50 anos de existência, oficializado pelo Decreto federal número 52.682 e assinado pelo presidente da República, que, à época, era João Goulart. A matéria foi publicada no Diário Oficial da União em 15 de outubro de 1963 e instituiu feriado escolar nacional, com o propósito, definido em seu artigo terceiro, de “promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
A data 15 de outubro foi escolhida por conta de que neste mesmo dia, em 1827, o imperador Dom Pedro I editou o decreto que criou o ensino elementar no Brasil, criando as escolas das primeiras letras em todas as vilas e cidades do Brasil. Estabeleceu-se, assim, o inicio do ensino básico gratuito como um direito universal de todos os brasileiros.
Em sua fala o deputado estadual Professor Lemos expressou seu apoio e de toda Alep aos professores do estado. “Nós precisamos suprimir a necessidade de professores de todo o Brasil fazerem greve, porque nós sabemos que educação é prioridade, então temos que colocar essa prioridade também no orçamento, de nossos municípios, estados e de toda União”, diz o professor.