Hoje (23) é dia de debate nas escolas APP-Sindicato

Hoje (23) é dia de debate nas escolas


null

Hoje (23), a APP-Sindicato fará um dia de debates em todas as escolas da rede. Será o momento de discutir um dos problemas que mais afligem os profissionais da Educação, a saúde. Não haverá interrupção de aulas.

O sindicato vai aproveitar este momento para denunciar o atual estado do Serviço de Atendimento à Saúde dos Servidores (SAS), um verdadeiro sumidouro de recursos públicos, que apenas satisfaz a volúpia de hospitais privados por dinheiro, enquanto trabalhadores recebem atendimento de péssima qualidade – quando não atendimento nenhum. A categoria também vai discutir a inércia do governo em criar um novo modelo de atendimento à saúde, após ter sido concluída uma série de exaustivos debates.

Outro tema a ser debatido nas escolas é o quadro alarmante de adoecimento entre educadores, atestado por números do próprio governo e que deve ser confirmado na pesquisa sobre adoecimento mental docente a ser realizada pela UFPR.

Este dia 23 será também a oportunidade de os trabalhadores da rede discutirem a matriz curricular, que já sofreu mudanças no final de 2012, e a implantação do auxílio-transporte para todos os funcionários de escola.

O auxílio-transporte foi uma conquista obtida com a aprovação do Plano de Carreira dos Funcionários (QFEB), em 2008. No entanto, até o momento nem toda a categoria está sendo contemplada de maneira igual.

A luta pela instituição do auxílio-transporte vem de longa data. A primeira conquista veio na greve de 2000, quando os educadores obtiveram o direito ao vale-transporte, mas nem todos o receberam. O auxílio, que hoje é de R$ 248,97, ficou destinado apenas aos funcionários de escolas efetivos enquadrados no QFEB. A APP fez muita luta para garantir este direito para todos. Porém, o governo tem negado.

Recentemente, foi aprovada a Lei 9019/2013 que institui um auxílio-transporte para todo o funcionalismo no valor de R$ 124,00, excetuando os professores e os QFEB. Com isso, os funcionários de escolas PSS começaram a receber o auxílio-transporte, mas na metade do valor da maioria dos funcionários da escola. A APP atua para alterar também esta situação.

 


A APP orienta para que os dirigentes locais organizem para que as escolas participem dos debates do dia 23, reunindo professores(as) e funcionários(as) para debaterem o material preparado e nos posicionarem-se sobre como o Sindicato prosseguirá nas lutas.

O material para debate está disponível nos Núcleos sindicais e também para download aqui. Outra orientação é releitura da matéria que retoma os dados e proposta apresentados pelo governo ao Fórum de servidores, no dia 17 de junho de 2013. Para conferir o texto clique aqui
MENU