Na ultima sexta-feira, 18, foi realizado em União da Vitória o II Seminário Regional de Combate à Violência Contra a Mulher, organizado pela APP-Sindicato, por meio do Coletivo Feminista e Anti-Homofobia do NS União da Vitória, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv) e pelo Grupo Feminista Mais que Amélias.
Representando a Secretaria da Mulher trabalhadora da CUT-PR, a dirigente sindical e socióloga Eliana Maria dos Santos, falou dos resultados da CPMI da Violência contra a Mulher juntamente com o Grupo Mais que Amélias que trouxe os números da violência contra as mulheres na região. Segundo o grupo União da Vitória é o 46º município do pais com mais números de homicídio contra a mulher.
Também foi lida a Carta Manifesto dos participantes do I Seminário Regional endereçada aos candidatos a prefeito da época para que eles assinassem se comprometendo com a criação de políticas públicas para as mulheres. Mais uma vez, esta carta, será encaminhada ao prefeito atual, cobrando uma audiência pública sobre o tema, para uma análise da realidade em toda a região.
No sábado a tarde aconteceu a Marcha das Vadias que percorreu as ruas centrais de União da Vitória e Porto União em Santa Catarina encerrando com uma peça de teatro sobre “As Mulheres do Contestado”. Representando a APP estadual estiveram presentes, a secretária geral Silvana Prestes e Edvar Robson Padilha da Secretaria de Gênero Relações Étnico-Raciais e Direitos LGBT.