Servidores públicos debatem o sistema previdenciário do Paraná APP-Sindicato

Servidores públicos debatem o sistema previdenciário do Paraná


null
“Foram dois dia muito importante para os servidores. Tivemos um debate geral da pauta de reivindicações e o governo, por sua fez, apresentou sua proposta par ao cenário geral das categorias. Agora, continuamos na luta, em relação ao pagamento de atrasados, de soluções para a saúde dos servidores e também pela ParanaPrevidência. O diálogo sinaliza que precisamos continuar com nosso trabalho firme”, avalia a presidenta da APP-Sindicato e coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais (FES) ao analisar as mobilizações dos últimos dois dias.

Desde ontem (28), às 19 horas, representantes do conjunto de servidores do Estado se mobilizam em atos públicos para pedir ao governo atenção e respeito com os direitos e necessidades das categorias. Após passarem a noite em acampamento em frente à sede do governo, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, trabalhadores e trabalhadoras integraram um ato público na manhã desta sexta-feira (29). Servidores e servidoras pediam a apresentação do novo modelo de atendimento à saúde das categorias trabalhistas, a transparência na prestação de contas e gestão do sistema previdenciário do Paraná, além de reivindicações peculiares as categoria. No caso da educação, professores e funcionários de escola lutam pelo pagamento de mais de R$ 50 milhões referentes a promoções e progressões de carreira em atraso.

A data, 28 de outubro, foi escolhida por ser o Dia do Servidor Público e o FES entende que as categorias possuem conquistas a comemorar, mas também precisam se unir em torno das lutas pelos seus direitos. A tarde do dia 29 deu continuidade às ações do Fórum, um seminário debateu a ParanaPrevidência, retomando a criação do sistema até a aprovação da lei 14.735, aprovada no final de dezembro de 2012 que determinou o aumento do valor da contribuição com o fundo previdenciário (de 10 para 11%, a partir de abril deste ano).

Além de membros do Fórum, estiveram presentes no debate os conselheiros da ParanaPrevidencia. professora Vilma Terezinha de Souza Pinto e José Maria de Oliveira Marques, o diretor de administração José Gil Cury e o advogado Ludimar Rafanhim. 
MENU