De um lado os governadores estaduais. Do outro, milhões de trabalhadores e trabalhadoras da educação. No meio da disputa: a atualização anual do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). São propostas antagônicas e os dois lados estão em pleno embate. E agora é hora de você, trabalhador(a) da educação, entrar diretamente nesta luta. O que está em jogo é a forma como o Piso será reajustado daqui pra frente. Por conta deste cenário, a APP-Sindicato convoca a categoria, em conjunto com a CNTE, a escrever e telefonar para os deputados federais do Paraná (veja lista abaixo e anexa no botão ao final da matéria). Vamos fazer pressão para que os parlamentares do nosso Estado defendam a posição dos(as) educadores(as).
“Há uma ascensão muito grande dos governadores sobre este tema. E, claro, os deputados geralmente obedecem ao entendimento dos Executivos. Em vista disso, no último Conselho de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, foi aprovada uma campanha contra os governadores. Agora, precisamos levar este tema aos deputados e deputadas das nossas regiões. A APP também encaminhará aos seus núcleos sindicais os encaminhamentos sobre visitas aos parlamentares. Paralelamente, a categoria deve entrar em contato com o seu deputado, ou deputada, e cobrar o apoio dos mesmos a posição defendida pela CNTE e pelos trabalhadores a respeito do reajuste do Piso”, explica a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho.
Além das visitas e contatos (via e-mail e telefone) aos deputados e deputadas, como parte da ação a CNTE aprovou, por unanimidade, a ocupação da Câmara dos Deputados no dia 4 de dezembro. A previsão é reunir duas mil pessoas.
O que cada um defende – Enquanto os governadores querem que a atualização do Piso, já começando em 2014, seja feita por um índice um pouco maior que a inflação (proposta que contraria frontalmente o princípio da Lei do Piso, que é a valorização do magistério), os(as) educadores(as) lutam para que a atualização seja realizada mediante a aplicação do INPC + 50% do crescimento consolidado da receita do Fundeb (referente ao ano anterior), sem descontar a inflação. Para se ter uma ideia, se a correção do Piso fosse feita pelos critérios que constam na Lei do Piso (11.738/2008), de acordo com estimativas do próprio governo federal, este índice seria superior a 19%. Pela proposta dos governadores, o reajuste ficará em torno de 7% (pouco mais do que a inflação prevista, que é de 5%).
Saiba mais:
:: Educadores(as) de olho no voto dos(as) deputados(as)!
:: CNTE aprova, por unanimidade, ocupação da Câmara dos Deputados em dezembro
Veja a lista com os e-mails dos deputados federais do Paraná. E clique no botão, ao final da lista, para baixar um PDF com endereços e telefones dos parlamentares.
:: Lista dos emails dos deputados federais do Paraná
Abelardo Lupion (DEM) – [email protected]
Alex Canziani (PTB) – [email protected]
Alfredo Kaefer (PSDB) – [email protected]
André Vargas (PT) – [email protected]
André Zacharow (PMDB) – [email protected]
Angelo Vanhoni – [email protected]
Assis do Couto (PT) – [email protected]
Dilceu Sperafico (PP) – [email protected]
Dr. Rosinha (PT) – [email protected]
Edmar Arruda (PSC) – [email protected]
Eduardo Sciarra (PSD) – [email protected]
Fernando Francischini (PEN) – [email protected]
Giacobo (PR) – [email protected]
Hermes Parcianello (PMDB) – [email protected]
João Arruda (PMDB) – [email protected]
Leopoldo Meyer (PSB) – [email protected]
Luiz Nishimori (PSDB) – [email protected]
Marcelo Almeida (PMDB) – [email protected]
Nelson Meurer (PP) – [email protected]
Nelson Padovani (PSC) – [email protected]
Odilio Balbinotti (PMDB) – [email protected]
Oliveira Filho (PRB) –