Começa nesta terça-feira (03), o o I Colóquio Cultura, Escola e Ensino. Com temáticas que analisam a educação por meio da filosofia aplicada às práticas pedagógicas, o evento, reúne trabalhos que abordam questões de gênero, raça, tecnologia e literatura e é Organizado pelo Núcleo de Estudos Sobre Filosofia e Educação (Nesef) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o evento tem o apoio da APP para a divulgação. A participação é aberta à toda comunidade.
Confira a programação:
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Data: 03 de dezembro de 2013 – Terça-feira Período: 18:30 – 22:00 Local: Sala Homero de Barros (Reitoria UFPR – Ed. Dom Pedro I – 1° andar) Rua General Carneiro, 460 |
|
|
Autor |
Título do Trabalho |
|
Marise Jeudy |
O DIÁLOGO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES, LIMITES E DESAFIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA |
|
Marcele Garbin Dagios |
A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NO PIBID: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA |
|
Lidiane Camila Lourençato |
A RELAÇÃO ENTRE A JUVENTUDE E A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: UMA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA |
|
Valéria Arias |
EDUCAÇÃO FILOSÓFICA: ENTRE A REDUÇÃO ÀS METODOLOGIAS PROCEDIMENTAIS, OS LIMITES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E A RAZÃO INSTITUINTE |
|
Gladys Mariotto |
O USO DE IMAGENS COMO FERRAMENTA MIDIÁTICA NO ENSINO DA FILOSOFIA |
|
Naldemir Maria Mendes |
OS MANUAIS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA E AS CONDIÇÕES DE ENSINABILIDADE DO FILOSOFAR. |
|
Júlio César David Ferreira |
FICÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: ALÉM DE SEUS ENTREMEIOS |
|
Damaris Storck |
DESLOCAMENTO CULTURAL EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA |
|
Thiago Augusto Divardim de Oliveira |
ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA COMO PRÁXIS, UM DIÁLOGO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA EM CONTRAPOSIÇÃO AO DEBATE DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS |
|
Adriane Sobanski |
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA |
|
Leandro Palcha |
EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS DE LEITURA EM CIÊNCIAS |
|
APRESENTAÇÃO DE TRALHOS
Data: 04 de dezembro de 2013 – Quarta-feira Período: 18:30 as 22:00 Local: Sala Homero de Barros (Reitoria UFPR – Ed. Dom Pedro I – 1° andar) Rua General Carneiro, 460 |
|
|
Autor |
Título do Trabalho |
|
Gílian Cristina Barros |
A MOBILIDADE DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DA MOBILIDADE TECNOLÓGICO–EDUCACIONAL, O PROFESSOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR |
|
Lucas Pydd Nechi |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO NOVO HUMANISMO DE JÖRN RÜSEN |
|
Ariana Chagas Gerzson Knoll |
“FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: PERSPECTIVAS DE USO PEDAGÓGICO EM DIÁLOGO COM A GESTÃO ESCOLAR” |
|
Viviane Maria Alessi |
GESTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL DE BEBÊS |
|
Dayana Brunetto Carlin dos Santos |
CARTOGRAFIAS DA DOCÊNCIA TRANS* NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O (DES)TERRITÓRIO DO SAGRADO E DO PROFANO |
|
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira |
O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: CRIAÇÃO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS NA FORMAÇÃO |
|
Marcolino Gomes de Oliveira Neto |
RAÇA, HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA: A QUEERIZAÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS GAYS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ. |
|
Vanessa Marion Andreoli |
ESCOLAS DA ILHA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRENTE A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS PESQUEIROS NA ILHA DO MEL/PR |
|