I Colóquio sobre cultura, escola e ensino da UFPR

I Colóquio sobre cultura, escola e ensino da UFPR


null

Começa nesta terça-feira (03), o o I Colóquio Cultura, Escola e Ensino. Com temáticas que analisam a educação por meio da filosofia aplicada às práticas pedagógicas, o evento, reúne trabalhos que abordam questões de gênero, raça, tecnologia e literatura e é Organizado pelo Núcleo de Estudos Sobre Filosofia e Educação (Nesef) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o evento tem o apoio da APP para a divulgação. A participação é aberta à toda comunidade.


Confira a programação:


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Data: 03 de dezembro de 2013 – Terça-feira

Período: 18:30 – 22:00

Local: Sala Homero de Barros (Reitoria UFPR – Ed. Dom Pedro I – 1° andar)

Rua General Carneiro, 460

 

Autor

Título do Trabalho

Marise Jeudy

O DIÁLOGO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES, LIMITES E DESAFIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA

Marcele Garbin Dagios

A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NO PIBID: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA

Lidiane Camila Lourençato

A RELAÇÃO ENTRE A JUVENTUDE E A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: UMA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Valéria Arias

EDUCAÇÃO FILOSÓFICA: ENTRE A REDUÇÃO ÀS METODOLOGIAS PROCEDIMENTAIS, OS LIMITES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E A RAZÃO INSTITUINTE

Gladys Mariotto

O USO DE IMAGENS COMO FERRAMENTA MIDIÁTICA NO ENSINO DA FILOSOFIA

Naldemir Maria Mendes

OS MANUAIS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA E AS CONDIÇÕES DE ENSINABILIDADE DO FILOSOFAR.

Júlio César David Ferreira

FICÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: ALÉM DE SEUS ENTREMEIOS

Damaris Storck

 

DESLOCAMENTO CULTURAL EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA

Thiago Augusto Divardim de Oliveira

ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA COMO PRÁXIS, UM DIÁLOGO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA EM CONTRAPOSIÇÃO AO DEBATE DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Adriane Sobanski

 

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Leandro Palcha

EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS DE LEITURA EM CIÊNCIAS

 

APRESENTAÇÃO DE TRALHOS

 

Data: 04 de dezembro de 2013 – Quarta-feira

Período: 18:30 as 22:00

Local: Sala Homero de Barros (Reitoria UFPR – Ed. Dom Pedro I – 1° andar)

Rua General Carneiro, 460

 

Autor

Título do Trabalho

Gílian Cristina Barros

A MOBILIDADE DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DA MOBILIDADE TECNOLÓGICO–EDUCACIONAL, O PROFESSOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR

Lucas Pydd Nechi

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO NOVO HUMANISMO DE JÖRN RÜSEN

Ariana Chagas Gerzson Knoll

“FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES E TECNOLOGIAS  EDUCACIONAIS:  PERSPECTIVAS DE USO PEDAGÓGICO  EM DIÁLOGO COM A  GESTÃO ESCOLAR”

Viviane Maria Alessi

GESTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL DE BEBÊS

Dayana Brunetto Carlin dos Santos

CARTOGRAFIAS DA DOCÊNCIA TRANS* NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O (DES)TERRITÓRIO DO SAGRADO E DO PROFANO

Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira

 

O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: CRIAÇÃO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS NA FORMAÇÃO

Marcolino Gomes de Oliveira Neto

RAÇA, HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA:

A QUEERIZAÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS GAYS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ.

Vanessa Marion Andreoli

ESCOLAS DA ILHA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRENTE A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS PESQUEIROS NA ILHA DO MEL/PR

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU