Em vídeo professora Marlei avalia 2013 e chama educadores à luta

Em vídeo professora Marlei avalia 2013 e chama educadores à luta


null

No vídeo abaixo, a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, faz uma avaliação da luta dos trabalhadores da educação pública estadual no ano de 2013 e convoca professores e funcionários de escola para assumir os embates da categoria este ano.  Como lembra a presidenta, o primeiro compromisso é na Semana Pedagógica, quando os educadores terão uma grande oportunidade de debater as pautas da categoria.

A dirigente lembra, em sua mensagem aos educadores, a grande vitória que foi o reconhecimento, pelo governo, da hora-atividade em 33% tendo por base a hora-aula (e não mais a hora-relógio). E se o governo não cumpre integralmente o que está em lei, o movimento Hora-Atividade pra Valer vai dar concretude ao direito dos professores. “Vamos fazer cumprir a lei com um calendário bastante específico, bastante contundente, que vai confrontar, neste momento, o recuo que o governo fez em dezembro, quando não implementou a última aula da nossa hora-atividade”, disse a dirigente.

A presidenta ainda cita no vídeo relevantes conquistas, como a manutenção da data-base em maio, ganho real do piso em três anos e o atingimento da equiparação aos demais servidores do Executivo, o que ficará completo com a incorporação do auxílio-transporte. Professora Marlei ainda mostra o alcance da reforma da carreira dos funcionários, com possibilidades de avanço com a comprovação de escolaridade e benefícios como a garantia do recesso de final de ano.

Entre as dificuldades do ano passado estão o não pagamento de atrasados em promoções e progressões e a não superação do SAS, uma antiga demanda do conjunto dos servidores e, no momento em que o governo, alegando problemas de caixa, prossegue com um alto gasto com cargos comissionados e lança uma campanha publicitária mostrando a educação do Estado  com problemas resolvidos.

Mobilização – A professora chama a categoria a aproveitar a Semana Pedagógica para discutir as propostas da APP, nos campos político, financeiro e de organização pedagógica. Para este momento, a APP elaborou uma série de materiais de debate. A dirigente ainda instou a categoria a participar da assembléia (antecipada) de 22 de fevereiro, da greve nacional convocada pela CNTE nos dias 17 a 19 de março, bem como da luta para a aprovação de saúde integral dos trabalhadores e o de criação do IPE Saúde. “A luta é árdua, é difícil, mas nenhuma conquista na educação veio sem a luta organizada da nossa categoria, junto com a APP”, disse a professora.

Assista ao vídeo da Professora Marlei:

MENU