Na creche, país deverá incluir 3 milhões de crianças

Na creche, país deverá incluir 3 milhões de crianças


null

A meta do Plano Nacional de Educação (PNE), ainda em tramitação no Congresso Nacional (leia mais aqui), é ter 50% das crianças entre 0 e 3 anos matriculadas em creches até 2023 (caso o plano seja aprovado ainda neste ano). Em 2012, a taxa era de 23,5%, segundo dados do Todos Pela Educação elaborados para o Observatório do PNE (leia mais abaixo) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2012. Ou seja, até 2023, aproximadamente 3 milhões de crianças deverão ser incluídas nessa etapa da Educação Básica.

A meta de ter 50% das crianças de 0 a 3 anos na Creche não é nova: ela já constava no antigo PNE, que vigorou de 2001 a 2010 e foi solenemente descumprida. Além do óbvio déficit de vagas, há um grande desafio na coleta de dados mais precisos sobre as crianças dessa faixa etária para que se possa planejar o atendimento, uma vez que essa etapa de ensino não é obrigatória por lei.

Para Maria Malta Campos, uma das principais pesquisadoras do Brasil em Educação Infantil, professora da PUC-SP e presidente da ONG Ação Educativa, a questão da Creche no Brasil é bastante complexa. “Não há obrigatoriedade e nem teria sentido haver; isso não existe em nenhum lugar do mundo, pois a Educação e o cuidado de crianças de até 2 anos, 2 anos e meio, ainda é um assunto sobre o qual não existe consenso estabelecido entre governos, pesquisadores e famílias”, afirma ela, que também é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Porém, a demanda efetiva para vagas em Creche está explodindo no país, principalmente nos grandes centros urbanos.

:: Veja íntegra da matéria aqui.

Fonte: Educação Pública Eu Apoio

MENU